Concursos autorizados não serão afetados por corte no orçamento

O Governo Federal informou, em 14 de setembro, várias medidas para a economia, no intuito de reduzir os gastos. Uma delas é a suspensão de concursos públicos, gerando uma redução de R$ 1,5 bilhão. Mas, apesar da situação, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) garante que os concursos já autorizados não serão afetados.

Além da informação, a assessoria de imprensa do MPOG informou que os órgãos que receberam autorizações em 2015 não estão impedidos de lançar seus respectivos editais. Já com relação às nomeações, o Planejamento ainda não tem resposta oficial se estas poderão sofrer atraso.

Apesar do possível “congelamento”, não é hora de desanimar, em especial abandonar os estudos. A medida de contingenciamento não perdurará para sempre. Pelo lado positivo da proposta, o ano de 2016 em “branco”, muitas vagas ficarão em aberto, pois um percentual dos atuais servidores públicos logicamente irá se aposentar.

Com o corte, o preenchimento de vagas em diversos setores seriam prejudicados: 224 para o Legislativo; 12.584 para o Judiciário; 1.782 para o Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público; 193 para Defensoria Pública da União; e 25.606 para o Executivo. Ressalta-se que algumas chances são de cargos vagos (efetivos e comissionados) e que outras são de projetos de lei ainda em trâmite na Câmara dos Deputados ou no Senado.

Você Sabia?

Em 2011 tivemos anúncio de suspensão de concursos de forma semelhante e o que aconteceu na prática? Houve uma redução, mas ainda assim novos concursos aconteceram. Nos meses seguintes após decisão da suspensão, as nomeações foram ocorrendo, assim como novos concursos foram autorizados e realizados mais adiante, e o ano terminou com a liberação de 24.745 vagas apenas no Poder Executivo. No fim das contas, o corte anunciado não foi tão radical assim, e muitas oportunidades foram abertas na esfera federal.

Confira os concursos autorizados em 2015:

1- Foi publicada no DOU – Diário Oficial da União de 29/06/2015 a AUTORIZAÇÃO para Novo Concurso INSS. Foram autorizadas 950 Vagas, sendo 800 para Técnico do Seguro Social e 150 para Analista do Seguro Social. A remuneração inicial é de até R$6.832,89 mensais. O último concurso para técnico foi em 2011, pela FCC, e para analista área de Serviço Social, em 2008, pela FunRio. Leia mais

2- Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a portaria nº 302 de autorização para realização do Concurso IBGE. A confirmação veio por meio do Diário Oficial da União – Seção 1 – Edição nr 141 de 27/07/2015 Pag. 71. O prazo para publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses contado a partir da data de publicação desta Portaria(24), ou seja, o edital será divulgado até 24 de janeiro de 2016. Porém muito provável que seja anunciado antes! Leia mais sobre o Concurso IBGE 2015.

3- A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, os Correios, também deve divulgar a abertura de seu concurso em 2015. De acordo com os Correios, a previsão é que o novo edital para o concurso correios 2015 seja divulgado até o fim do mês de Setembro/2015. Fontes ligadas à presidência da estatal deram conta que o edital já está pronto e que serão oferecidas cerca de 2 mil vagas, a maioria para carteiro. As fontes ligadas à presidência afirmou ainda, que a seleção deveria ser realizada ainda neste semestre, já que os preparativos estão bastante avançados, perspectivas que agora são oficializadas pelos Correios. O processo de escolha da organizadora, por exemplo, já foi iniciado há pelo menos um mês. Com isso, a publicação do edital poderá ocorrer já nas próximas semanas. Leia mais

4- Com a portaria nº 235 está autorizado a realização de concurso público para 102 vagas pertencentes ao  quadro de pessoal  da Agência da Saúde Suplementar (ANS). Leia mais

5- A portaria nº 236 autoriza a realização de concurso público para 150 vagas a serem preenchidas na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Do total de vagas, serão reservadas 65 vagas para especialista em regulação de aviação civil e 25 para analista administrativo, ambas de nível superior. Já para candidatos de nível médio, serão reservadas 45 para técnico em regulação de aviação civil e 15 para técnico administrativo. Leia mais sobre o Concurso ANAC.

6- Já a portaria nº 237 autoriza a realização de concurso público da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Serão oferecidas 34 vagas.As oportunidades são para técnico em regulação de petróleo e derivados, álcool combustível e gás natural(14 vagas) e técnico administrativo(20 vagas). Leia tudo sobre o concurso ANP.

Comentários estão fechados.