Concurso Polícia Militar Soldado 2018: Governador anuncia edital com salários de R$ 4.143,87

Cresce a expectativa de realização do concurso público da Polícia Militar de Santa Catarina (Concurso PM SC) para o cargo de Soldado. O Governador do Estado disse na última quarta-feira, 13 de dezembro, durante a formatura de 117 novos policiais militares, que vai continuar com a polícia de aumentar o efetivo policial.

“Um novo concurso deve ser realizado no ano que vem. Também estamos investindo em tecnologia e inteligência para garantir que a população esteja cada vez mais protegida. O Estado está forte e vai vencer esta batalha contra a criminalidade”, disse no evento que ocorreu em Joinville, onde também participaram  o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba e o comandante-geral da Polícia Militar, Paulo Henrique Hemm.

O Concurso PM SC Soldado 2018

Para ingressar no cargo de Soldado na corporação catarinense, o candidato deverá:  Ter nacionalidade brasileira; Estar em dia com os deveres do serviço militar obrigatório, no caso de candidatos do sexo masculino; Apresentar declaração em que conste se sofreu ou não, no exercício de função pública, penalidades administrativas, conforme legislação aplicável; Possuir altura não inferior a 1,65 (um metro e sessenta e cinco) centímetros para candidatos do sexo masculino e 1,60 (um metro e sessenta) centímetros para candidatas do sexo feminino, aferida na etapa de avaliação de saúde; Possuir peso proporcional à altura, conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por meio do índice de massa corporal; Ter a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data da inclusão; Não ter completado a idade máxima de 30 (trinta) anos até o último dia de inscrição no concurso público; Não ter sido condenado por crime doloso, com sentença condenatória transitada em julgado; Não exercer ou não ter exercido atividades prejudiciais ou perigosas à segurança nacional; Ser aprovado e classificado no exame de avaliação de escolaridade, por meio de prova teórica com a obtenção de nota igual ou superior a 5 (cinco); Não possuir tatuagem ou pintura em extensas áreas do corpo ou em partes expostas ao público quando do uso de uniformes militares de qualquer modalidade, sendo vedadas aquelas que representem símbolos ou inscrições alusivas a ideologias contrárias às instituições democráticas ou que incitem a violência ou qualquer forma de preconceito ou discriminação; entre outras atribuições.

O Soldado da Polícia Militar de Santa Catarina, ordinariamente, desempenha as atribuições da missão constitucional de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública; extraordinariamente, desempenha as funções inerentes a atividades administrativas internas.

Como Aluno-Soldado PM: Exercer atividades acadêmicas, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas de serviço de policiamento, atreladas à sua formação policial, durante o período de duração do curso de formação, conforme legislação subsidiária, regulamento da PMSC e da instituição de ensino onde encontrar-se matriculado.

Como Soldado PM: Exercer atribuições inerentes a soldado PM, com atribuições e deveres previstos em leis, regulamentos e demais instruções pertinentes.

Os vencimentos iniciam a partir do primeiro mês do Curso de Formação de Soldados, no cargo de Soldado PM 3ª Classe – NQ, recebidos a título de indenização de ensino, consistindo em valor de R$ 4.143,87 (quatro mil, cento e quarenta e três reais e oitenta e sete centavos), incluídos subsídio, indenização de serviço ativo e auxílio alimentação. O valor deve ser acrescido para o próximo certame.

Vagas para o sexo feminino no Concurso PM SC Soldado 2018

Serão destinadas 6% das vagas prevista no edital de concurso PM SC Soldado 2018 para candidatas do sexo Feminino, conforme Art. 6º da Lei Complementar nº 587/2013. As vagas serão distribuídas para as regiões policiais militares após o Curso de Formação de Soldados (CFSd), sendo que escolha das vagas obedecerá à ordem de classificação Final no Curso de Formação de Soldado.

Etapas do Concurso PM SC Soldado 2018

O concurso da Polícia Militar/SC deverá contar com nove fases, conforme disposto a seguir:

Primeira Fase: Inscrição ; Segunda Fase: Prova Teórica; Terceira Fase: Exame de Avaliação de Saúde; Quarta Fase: Exame de Avaliação Física; Quinta Fase: Exame de Avaliação Psicológica; Sexta Fase: Questionário de Investigação Social; Sétima Fase: Entrega de Documentação e Exame Toxicológico; Oitava Fase: Classificação Final por vaga; e  Nona Fase: Inclusão e Matrícula.

A previsão é que as provas sejam aplicadas nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Provas do Concurso PM SC 2018

A Prova Teórica será composta por 50 (cinquenta) questões objetivas no formato de múltipla escolha com 04 (quatro) alternativas de resposta, de “a” a “d”, das quais somente 01 (uma) deverá ser assinalada como correta. As questões da Prova Teórica versarão sobre noções de Direito Constitucional, noções de Direito Penal Comum, noções de Direito Processual Penal Comum, Legislação Institucional, Língua Portuguesa e Informática, conforme disposto a seguir:

08 (Oito) Noções de Direito Constitucional;

08 (Oito) Noções de Direito Penal Comum; 08 (Oito) Noções de Direito Processual Penal Comum;

08 (Oito) Legislação Institucional;

10 (Dez) Língua Portuguesa; e

 08 (Oito) Informática.

Sobre o Exame de Avaliação Física, o TAF

A Avaliação Física constitui-se na realização de um conjunto de provas, composto de exercícios físicos que avaliam parâmetros de resistência aeróbica, força, coordenação motora, flexibilidade, potência muscular e velocidade, permitindo classificar o estado físico no momento da execução dos testes. O candidato deve cumprir com habilidade o que lhe é proposto obtendo os índices previstos no edital.

1º) TAF-IC, com os exercícios de flexão de braço na barra fixa (masculino), desenvolvimento militar (feminino), abdominal remador, velocidade – corrida de 100 metros e apoio de 4 tempos – meio sugado;

2º) Teste de COOPER.

Será considerado aprovado o candidato que realizar a Avaliação Física e obtiver pontuação igual ou superior a 200 (duzentos) pontos no TAF-IC e parecer “APTO” no teste de COOPER, conforme o edital. Será considerado INAPTO o candidato que não obtiver índice mínimo em cada uma das provas ou não obtiver 200 (duzentos) pontos na soma das provas TAF-IC, não atingir a distância mínima prevista para o Teste de COOPER ou não realizar a Avaliação Física.

Último Concurso PM SC Soldado

O último concurso de Soldado da Polícia Militar de Santa Catarina contou com 658 vagas, sendo 619 para o sexo masculino e 39 para o feminino.O Instituto O Barriga Verde (IOBV) coordenou o certame.

Comentários estão fechados.