Mais um! Novo concurso do IBGE é autorizado com 35 vagas; Edital sai até julho!

Mais um concurso para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foi autorizado para cargos de níveis fundamental e médio

Mais um concurso para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística será divulgado em este ano (Concurso IBGE 2020). Foi divulgado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 22 de janeiro, a portaria que autoriza o preenchimento de 35 vagas temporárias no órgão, em cargos dos níveis fundamental e médio.

A portaria foi assinada pelo secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel. Segundo o documento de autorização, estão previstas o preenchimento de 35 vagas, distribuídas nos cargos de Agente Censitário Municipal (01) e Agente Censitário Superior (04), de nível médio, e Recenseador (30), de nível fundamental.

O novo concurso autorizado visa convocar aprovados para realização dos testes de homologação do Censo Demográfico 2020, diferente do próximo concurso do IBGE, que vai contar com 225.802 vagas. Sendo assim, o quantitativo é inferior ao do concurso para o Censo.

Segundo a portaria do IBGE, os aprovados poderão ser contratados já a partir do mês de fevereiro. Porém, o edital estabelece que o edital seja publicado em até 180 dias, ou seja, até julho de 2020. Os contratos serão assinados temporariamente por dois meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.

IBGE tem concurso confirmado com 225 mil vagas

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vai abrir novos editais de concursos públicos para o preenchimento de mais de 200 mil vagas. No momento, a seleção está na fase de escolha da banca organizadora, conforme informações passadas pelo órgão ao site Folha Dirigida.

Segundo o Setor de Comunicação, o processo de escolha da banca já foi iniciado e aguarda o procedimento legal, que ocorre em sigilo.

“O processo de escolha das bancas organizadoras já foi iniciado e aguarda o procedimento legal que ocorre em sigilo internamente no IBGE. Não é possível fornecer informações sobre quantidade ou nome das bancas envolvidas”, disse o Instituto.

De acordo com o órgão, os documentos estão previstos para saírem no mês de fevereiro de 2020. O órgão, através do coordenador de Recursos Humanos do Instituto, Bruno Malheiros, confirmou a distribuição de cargos, por edital.

De acordo com o coordenador, dois editais estão confirmados: um para agente censitário municipal e outro para agente censitário supervisor. Ambos os cargos exige nível médio e têm 29.678 vagas, conforme a portaria autorizativa publicada em agosto. Os salários chegam a R$2.400.

Outro destaque do concurso vai para o cargo de Recenseador. A função, que exige nível fundamental, vai ter 196 mil vagas. O salário é  variável, conforme a produção.

Segundo Bruno, alguns cargos não terão mais concurso. Neste caso, o órgão não vai mais realizar seleção para as carreiras de supervisor e recenseador PA. Ambos os cargos somam 5.404 vagas, conforme a portaria de autorização do concurso.

Sendo assim, os próximos concursos do IBGE terão uma oferta de até 225.802 vagas temporárias e não mais 231 mil oportunidades, conforme documento de autorização, publicado em agosto.

Ainda não há um prazo para publicação dos editais, uma vez que as vagas por região ainda estão sendo fechadas. Além disso, o coordenador informou que, após abrir os concursos, haverá ainda edital para supervisor (call center) e codificador censitário. A escolaridade para carreiras ainda não foi revelada, assim como os salários. Porém, conforme portaria de autorização, ambos têm 124 vagas previstas.

De acordo com retificação da portaria de autorização, todos os concursos devem ser publicados até maio de 2020. Com a prorrogação, as contratações, antes previstas para janeiro de 2020, deverão ser adiadas para os meses seguintes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.