Como se dá o procedimento de um Concurso Público?

Você sabe quais são as fases e como se dá o procedimento de um Concurso Público?

Existe uma série de processos internos e externos que determinam as necessidades para que um certame de um concurso público seja realizado:

1- Primeira fase: Identificação de necessidade de novos servidores 
É através de um déficit no quantitativo de servidores públicos da instituição que o órgão entende a necessidade de abertura de um novo concurso, que poderá se dar por realocação de profissionais, ou, aposentadoria dos servidores.

Sendo assim, para ocupar essas novas vagas, serão avaliadas pelo órgão competente a necessidade de um procedimento para novos servidores serem alocados.

2- Segunda fase: Concurso autorizado
Assim que o órgão competente entende que há a necessidade de se submeter a um novo certamente, solicitará então Ministério do Planejamento as providências para a sua realização, e, após isso, o pedido será então avaliado e autorizado, quando estão de acordo com o pedido.

Caso o pedido seja então autorizado, serão determinados o número de vagas que serão ofertadas no certame, e, quando se tratar de concursos da esfera federal, o prazo será de seis meses, para divulgação do edital.

3- Terceira fase: Formação da Comissão Organizadora
Sendo o certamente autorizado, o órgão competente deverá então formar a comissão examinadora que será a responsável por acompanhar e fiscalizar todo o procedimento do concurso público em questão.

4- Quarta fase: Banca Examinadora
A comissão organizadora é a responsável por selecionar a banca examinadora, que será a responsável por elaborar as provas do concurso público, sendo assim, a escolha deverá ser feita de forma detalhada, tendo em vista, que uma escolha que não seja bem feita, trará prejuízos em todo o certame.

5- Quinta fase: Elaboração e Publicação do Edital 
Nesta fase, o edital do concurso será preparado. O Edital é a lei do concurso público, onde estarão contidas todas as informações referentes ao concurso, desde a data da prova, até mesmo, informações de como os concursandos deverão se portar em sala de aula para realização das provas.

Após a elaboração, o edital será então publicado no Diário Oficial, tendo em vista, a importância, e a transparência que o certame deverá ter.

Sendo assim, agora que você já conhece como funciona as fases de um Concurso Público, poderá se preparar ainda melhor, e, estar atendo se todas essas etapas foram cumpridas devidamente, em respeito ao princípio da transparência, segurança jurídica, eficiência, publicidade, impessoalidade e legalidade.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.