Como evitar problemas com a sua franquia

Primeiramente, um franqueado, precisa de alguns cuidados, para evitar problemas com a sua franquia.

Porém, em momentos como esses que estamos vivendo, o aumento de problemas entre franqueados e franqueadores pode ocorrer.

Por isso, pensamos em algumas dicas de como evitá-los e passar por esse momento delicado.

Uma franquia precisa estar sempre bem alinhada, com os treinamentos em dia, ou seja, para atingir as expectativas tanto do cliente, quando do franqueador.

Porém, existem maneiras simples de resolver os problemas com a sua franquia.

Primeiramente, devemos lembrar que, comprar uma franquia vai muito além de adquirir o modelo de negócio e começar a trabalhar.

É necessário também afinidade com o que negócio, e além disso é preciso tomar os cuidados para evitar problemas com a sua franquia.

Como evitar problemas com a sua franquia

  • Treinamento

Sem treinamento, o franqueado acaba falhando ao fornecer informações sobre seu negócio, ao adquirir uma franquia é necessário conhecer e fazer treinamentos relacionados a empresa.

Ou seja, é preciso que você conheça e entenda o que está vendendo.

Uma outra forma de conhecer também mais sobre a franquia, é conversando com outros franqueados, que já atuam há mais de um ano, e saber o que ele considerar as maiores falhas e como suprir algumas dificuldades.

Caso a franquia forneça treinamento somente para o produto, o franqueado deve buscar treinamentos sobre administração e finanças do negócio.

  • Conhecer a marca

Primeiramente, ao decidir pelo negócio, para evitar problemas com a sua franquia, é importante que pesquise e conheça mais sobre a marca.

Se existem reclamações, é muito bom também, procurar outros franqueados para ouvir a opinião deles.

Ou seja, tudo isso, para evitar principalmente, a falência da franquia.

  • Franchising

Um ponto muito relevante, é conhecer sobre franchising, seu funcionamento, e para isso, o franqueado conta com diversas fontes de pesquisas.

Portanto, procure participar de feiras, para conhecer as diversas empresas franqueadoras, essas feiras são organizadas por frentes, uma delas é a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Dicas para evitar problemas com a sua franquia

  • Avaliar o modelo de negócio da franquia
  • Visitar outras lojas franqueadas
  • Analisar o modelo de contrato apresentado pelo franqueador
  • Avaliar se o contrato tem cláusulas claras de negociação

Seguindo essas dicas, você pode evitar alguns problemas, e aprender também a se preparar caso esteja pensando em ter sua franquia. Boa sorte!

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.