Como estudar conteúdo de Direito para Concursos Públicos

Se você nunca estudou Direito em sua vida, ou, se acaba de iniciar o curso e já quer prestar Concursos Públicos que tenham disciplinas jurídicas no edital, e não sabe por onde começar, algumas dicas podem te auxiliar nessa maratona de estudos, vejamos:

1- Primeiramente, é importante que saiba que as principais matérias que caem em quase todas as provas de Concursos Públicos são direito constitucional e direito administrativo, sendo assim, antes de pensar em se aprofundar em qualquer outra disciplina jurídica, direcione sua atenção para essas duas, tendo em mente, que são a base para o entendimento de muitas outras, como direito civil e direito penal.

2-  Estude a língua portuguesa. O direito, por mais simples que possamos deixa-lo, sempre terá palavras um pouco mais complexas, sendo assim, tenha sempre em mãos um dicionário, e esteja sempre de prontidão para estudar a língua portuguesa. A leitura no Direito é fundamental para compreensão de seus ramos.

3-  Não tente decorar as leis; procure compreende-las, interprete-as e, se possível, procure sempre exemplos práticos do tema que está sendo lido. O direito na teoria pode ser muito difícil, mas na prática se faz conhecido pela maioria das pessoas, então sempre tenha em mente exemplos, ou procure mesmo que em sites, para que possa visualizar as situações narradas.

4- Resolva provas anteriores  de preferência do mesmo nível para o edital ao qual esteja se preparando.

5- Tente estudar por doutrinas de autores diversos sempre que possível, bem como jurisprudência, ou seja, leia julgados referentes ao tema estudado, isso lhe trará uma melhor compreensão do assunto.

6-  Assista vídeo aulas na internet. Existem milhares de vídeo aulas gratuitas disponíveis na internet, e, se você nunca teve contato com o Direito, assisti-las trará uma visão mais tranquila antes mesmo de ler a matéria, assista e, se possível, com professores diferentes sobre um mesma tema.

7- Construa o hábito de ler as leis federais, códigos, e a Constituição diariamente. O Direito se concretiza com a leitura recorrente. Tente ler pelo menos alguns artigos por dia, e, sua mente irá se habituar com o tipo de leitura mais complexa.

Essas são algumas dicas que podem te ajudar a entender melhor o Direito, mas, lembre-se que a principal delas, é estudar sempre, e, do modo que seja melhor para você.

Boa sorte e bons estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.