Ceará: Governador confirma suspensão de concursos e convocações

Na tarde da última terça-feira, 28 de maio, o governador do Ceará, Camilo Santana, confirmou que novos concursos públicos e convocações no Estado estão suspensos temporariamente. A declaração foi dada durante transmissão ao vivo, em sua página no Facebook.

De acordo com o chefe do executivo estadual, é necessário esperar uma avaliação do comportamento da economia do país. “Eu tenho trabalhado com todo o planejamento. Estamos apenas suspendendo os concursos, até o segundo semestre. O estado tem um limite de gastos com pessoal. Até setembro, que já está chegando, vamos aguardar para avaliar o comportamento da economia do Brasil”, disse Santana.

O anúncio do governador veio após uma declaração dada pelo secretário do Planejamento, Mauro Benevides Filho, na última segunda-feira, 27. Em resposta à imprensa, o secretário disse que o governo deverá voltar ao “patamar de gastos previstos”. Para isso, os concursos estão suspensos temporariamente. “Nós vamos ter que segurar, como eu disse, concursos, chamamentos e homologações. Feita esta readequação, obviamente nós vamos analisar e conversar com as categorias para, quando for lá em setembro, analisarmos de novo os números”, afirmou o secretário durante o lançamento do Observatório do Federalismo.

Na última segunda-feira, 27, Mauro esteve, além do governador Camilo Santana, com deputados estaduais da base e outros secretários de estado, no Palácio da Abolição, na capital, Fortaleza (CE). Durante o encontro, Camilo apresentou a situação fiscal do governo e falou sobre os investimentos que serão prioridades no Estado.

O secretário apresentou uma composição de gastos em 2018, e a sequência de execução de 2015 a 2018. Mauro falou sobre os investimentos na área de segurança e os concursos realizados, que renderam ao Estado do Ceará 42% dos gastos com servidores, o que torna o limite prudencial. “Muita cautela pela incerteza que beira a economia brasileira. Há perspectiva de redução ainda mais acentuada do Produto Interno Bruto no Brasil”, afirmou.

Concursos no Ceará que podem ser afetados

Os concursos em andamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Secretaria de Cultura e de Educação (SEDUC-CE), Secretaria da Cultura (SECULT), que foram realizados em 2018, terão convocações suspensas. Já outros concursos que estão previstos, principalmente para a área de Segurança, deverão sofrer com atrasos na publicação do edital: Perícia Forense do Estado (Pefoce), Polícia Militar e Polícia Civil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.