CAIXA quer 3.500 demissões com novo PDV

Na última sexta-feira, 17 de maio, o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), anunciou o novo programa de demissão voluntária (PDV) da instituição. O objetivo é desligar até 3,5 mil funcionários, informou o banco.

Segundo informações da Caixa, o programa tem 28 mil funcionários como publico alvo. Eles exercem o seu posto na matriz e em escritórios regionais da Caixa. O PDV receberá os interessados entre 20 de maio e 07 de junho.

“Simultaneamente, o banco vai chamar aprovados em concurso em 2014“, afirmou a assessoria de imprensa do banco.

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, as convocações têm objetivo de fortalecer a rede de agências. “É importante focar em colocar as pessoas na rede, que é o principal contato da Caixa com os mais de 93 milhões de clientes que temos”, afirmou o presidente. Os candidatos serão convocados conforme necessidade e estratégia da estatal.

De acordo com a Reuters, ainda não há uma estimativa de quantos serão contratados, mas a expectativa é de que até 25% desse público seja composto por pessoas portadoras de deficiência física.

Veja também: Governo pode desligar mais de 25 mil funcionários de estatais

Segundo informações do Banco, ainda não há um plano para fechamentos de agências. A CEF tem mais de 4,4 mil pontos físicos de atendimento no Brasil. Segundo dados mais recentes, a instituição tinha, no final de 2018, aproximadamente 85 mil funcionários.

A CAIXA quer uma economia de R$ 716 milhões por ano, caso o número máximo de desligamentos seja atingido. No ano passado houve uma redução de 2.728 funcionários no quadro de funcionários da Caixa, conforme dados da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest). No ano passado fora 13.434 funcionários do quadro das estatais através de programas de demissão voluntária (PDVs) ou de aposentadoria incentivada.

Quais os benefícios de adesão ao PDV?

Os funcionários da estatal que aderirem ao PDV receberão, considerando referência a data de 31 de dezembro de 2018, 9,7 remunerações base, limitado a R$480 mil. O pagamento será realizado juntamente com as verbas rescisórias (férias, Licença Prêmio etc.) e pago em parcela única, sem incidência de Imposto de Renda e sem recolhimento de encargos sociais.

Os empregos que são Saúde Caixa que se aposentarem até 31 de dezembro de 2019 e aderirem ao PDV terão a manutenção do plano. Nos demais casos de desligamento, a manutenção do plano será por 24 meses, mas não pode ser prorrogado.

Limite de funcionários

O Secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), Fernando Antônio Ribeiro Soares, publicou no Diário Oficial da União, edição do dia 09 de janeiro, a portaria nº 219 que prevê o número máximo de pessoal da Caixa Econômica Federal (CEF). Segundo o texto, está fixado o limite em 90.000 vagas.

Para fins de controle do limite do quantitativo de pessoal das empresas estatais federais “ficam contabilizados, à exceção dos empregados com contrato de trabalho suspenso por motivo de aposentadoria por invalidez, os empregados efetivos, ingressantes por intermédio de concursos públicos, os empregados que possuem cargos, empregos ou funções comissionadas, os empregados e servidores cedidos, os empregados anistiados com base na Lei nº 8.878, de 11.5.1994, os empregados reintegrados, os empregados contratados por prazo determinado e os empregados que estão afastados por doença, por acidente de trabalho ou por qualquer outra razão”, diz o texto.

No ano passado, a CEF publicou informações sobre o número de servidores do banco. Agora, com a portaria publicada, é possível afirmar que há vagas em aberto. Na ocasião, a estatal contava com uma estrutura de 86.334 funcionários. Sendo assim, com as 90 mil vagas fixada na portaria 219, a estatal conta com 3.666 cargos vagos. Esses postos devem ser preenchidos com aprovados no último concurso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.