Caixa oferece crédito imobiliário com correção pela inflação e juros menores

A Caixa Econômica Federal confirmou o lançamento de linhas de crédito imobiliário com atualização pelo IPCA,

A Caixa Econômica Federal anunciou o lançamento de linhas de crédito imobiliário com atualização pelo IPCA, o índice oficial de inflação. As novas linhas, conforme informações do banco, poderão ser usadas no financiamento de imóveis por até 30 anos, com taxas de juros que variam de 2,95% a 4,95% ao ano, mais o IPCA.

Nas linhas anteriores, os juros variavam de 8,50% a 9,75%, mais a Taxa Referencial (TR), que atualmente tem sido zero. Com isso, os bancos ofertam taxas de juros mais próximas de 10%. Com a adoção do IPCA nos contratos, a Caixa reduziu os juros na ponta. O efeito disso é que, nas simulações do banco, as prestações iniciais ficarão mais baixas.

“Vamos manter linhas atuais e oferecer linhas novas, com o IPCA”, destacou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, durante evento com a presença do presidente do país, Jair Bolsonaro.

De acordo com informações divulgadas, os novos contratos indexados ao IPCA vão valer para novos financiamentos e serão opcionais. Sendo assim, quem quiser poderá fechar contratos com atualização pela TR. A diferença é que, nos contratos atrelados à TR, as prestações iniciais tendem a ser maiores.

Segundo analistas, conforme informado pelo UOL, os empréstimos para a compra da casa própria corrigidos pela inflação representam risco porque, se o IPCA aumentar no período do contrato, o custo do financiamento também aumentará.

Sendo adotado o IPCA, será registrado uma queda de 35% no valor da prestação no caso de um financiamento com taxa mais cara (4,95%), conforme informou o presidente da Caixa. Isso na comparação com os contratos tradicionais, ligados à TR. No caso de contratos com taxa mais barata (2,95%), para clientes com relacionamento com o banco, a queda no valor da prestação foi estimada em 51%.

Os novos contratos vão ter prazo máximo de 360 meses. A quota máxima de financiamento será de 80% do valor do imóvel. As novas condições valem tanto para financiamentos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), cujo valor do imóvel é de até R$ 1,5 milhão, quanto para os contratos que estão fora do SFH, os do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), que financiam imóveis acima desse valor.

A Caixa e o governo têm expectativa de que se aumente o volume de recursos disponível para financiamento imobiliário. Os contratos indexados ao IPCA terão maior aceitação no mercado e poderão ser renegociados com terceiros pelo banco. É a chamada securitização. Os recursos arrecadados serão uma nova fonte para o financiamento imobiliário.

Como vai funcionar a nova linha de crédito imobiliário da Caixa?

A nova linha de crédito da Caixa terá taxas de 2,95% a 4,95% ao ano mais o IPCA, o índice oficial de inflação. Atualmente, as taxas dos contratos são indexados à Taxa Referencial (TR) mais juros que variam entre 8,30% e 9,95%. A duração do novo financiamento é de até 360 meses na tabela SAC (sistema em que o valor das parcelas diminui com o passar do tempo) e 240 meses na tabela Price (sistema em que o valor das parcelas aumentam com o passar do tempo).

Agora, o banco vai ter duas linhas de crédito e o cliente deverá escolher a mais vantajosa.

Parcelas vão ficar mais caras?

Segundo informações do banco, a resposta é não. A Caixa revelou que o novo produto de crédito, indexado ao IPCA, vai permitir uma queda de 35% no valor da prestação no caso de um financiamento com a taxa mais cara (4,95%). Isso na comparação com os contratos tradicionais, que usam a TR. No caso de contratos com a taxa mais barata (2,95%), a queda no valor da prestação foi estimada em 51%.

E com quem já tem financiamento?

Quem já tem financiamento ativo, continuará tudo igual. A modalidade anunciada pela Caixa é apenas para os novos financiamentos. É importante reforçar que o banco vai continuar oferecendo financiamento indexado à TR. Com isso, a decisão de qual dos modelos escolher é do cliente.

Ponto positivo e negativo

O lado negativo é que a inflação é muito mais volátil do que a TR. Com isso, essa nova modalidade pode, se tornar o crédito imobiliário mais caro. O ponto positivo é que a medida vai movimentar o mercado, aquecendo a economia.

A menor exposição dos bancos ao risco de inflação, uma vez que o cliente é que terá de arcar com a variação do IPCA, tem potencial para baratear os juros dos financiamentos.

Portabilidade

Uma vez escolhida a correção pelo IPCA, não será permitido fazer a portabilidade para financiamentos com outro tipo de correção, como a TR. Assim, buscar uma opção melhor em outros bancos só será possível se essas outras instituições oferecerem também crédito imobiliário indexado pelo IPCA.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.