Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Bolsonaro: Trabalho aos domingos deve criar meio milhão de novos empregos

Programa Verde e Amarelo traz iniciativas para desenvolver o mercado de trabalho, como a regulamentação do trabalho aos domingos, que atualmente é autorizado dependendo do tipo de atividade

De acordo com o lojista de São Paulo (SP) Fauzi Mohamed Yunes, o custo é alto para manter a loja aberta aos domingos. “Nós precisamos de uma autorização do sindicato dos lojistas, pagar hora extra, almoço e transporte. Passa a ser um custo a mais”, relatou.

Mohamed explicou como a mudança afeta a empresa. “Você parte de um cálculo de quanto vai faturar para ver se compensa abrir a loja ou não. Se você já tem esse custo integrado na folha de pagamento, tem essa flexibilidade e pode decidir abrir ou não, independente do faturamento. Sem dúvida é uma medida que vem para contribuir”, afirmou.

Com a Medida Provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 11, os trabalhadores poderão trabalhar aos domingos, contanto que haja folga em outro dia da semana.

A MP diz que “o repouso semanal remunerado deverá coincidir com o domingo, no mínimo, uma vez no período máximo de quatro semanas para os setores de comércio e serviços e, no mínimo, uma vez no período máximo de sete semanas para o setor industrial. Para os estabelecimentos de comércio, será observada a legislação local”.

As entidades do setor produtivo apontam para a criação de 500 mil empregos na indústria e no varejo até 2022, a partir da Medida Provisória.

Segundo o texto da MP, “o trabalho aos domingos e aos feriados será remunerado em dobro, exceto se o empregador determinar outro dia de folga compensatória. A folga compensatória para o trabalho aos domingos corresponderá ao repouso semanal remunerado”.

O lojista ressaltou que, assim, a MP não beneficia apenas os empresários, mas também os funcionários. “Às vezes um funcionário quer trabalhar e não pode, quer trocar e não pode. Existindo autorização pra flexibilizar o acordo, ajudaria”, defendeu.

O programa

O programa Verde e Amarelo e a Estratégia Nacional de Qualificação são um conjunto de medidas que tem como foco incentivar a contratação de jovens de 18 a 29 anos; reinserir em atividades laborais pessoas com deficiência e reabilitados; ofertar microcrédito para pessoas de baixa renda e modernizar o mercado de trabalho por meio da geração de empregos.

Leia Também:

PENSAR CURSOS brasil 123

19 Comentários
  1. Bete Diz

    Isso vai gerar um cansaço muito maior nas pessoas trabalhadores, Ja que shopping já abre domingo, supermercado abre domingo E agora se as lojas passarem abrir domingo virou escravidão pura. O salário uma bosta. Lazer com a família zero. mesmo porque lazer com a família, com salário que se ganha realmente é quase impossível. Salário mínimo aumentou uma bosta. Eu tenho impressão que a princesa Isabel assinou o fim da escravidão, porém continuamos escravos remunerados mal e porcamente, por um sistema corrupto, que trata os trabalhadores como lixo humano. Sem a mínima importância se a pessoa tem família ou não. Os empresários cada dia que passa eles ficam mais ricos, explorando as pessoas que precisam de trabalhar, muitos não pagam hora extras, tratam mal o funcionário. Resumindo é muita safadeza e falta de caráter. Mais uma vez o trabalhador vai pagar ao invés de receber. Triste..Os brasileiros tem que passar a abrir os olhos e se movimentar porque do jeito que está vamos caminhar a cada dia para um abismo

  2. Erik Diz

    Deveria era cortar trabalhos no domingo, pois é o único dia para reunir a família toda em casa, infelizmente está muito próximo da escravidão, o povo aceita tudo.. Deveria era cortar um pouco dos impostos, diminuir os salários desses políticos que resolveria bastante coisas, porque um pai de família tem que ganhar um salário mínimo, e vocês mais de 30?

  3. Luciano Diz

    Pense em uma solução… esse Bolsonaro, é um gênio.
    Povo brasileiro , vamos acordar… tá foda.

    1. Bráulio Silva Diz

      Caro amigo, o governo não olha o quanto esses políticos gastam só com mordomias. Como o povo sofre e fica calado!

  4. Iran Daguimar Oliveira Borba Diz

    Quem sabe este senhor não passa a viajar aos Domingos (a trabalho é claro) com o intuito de buscar soluções mais objetivas e coerentes para o enriquecimento do nosso país.
    Ele está mais focado e preocupado em buscar soluções políticas e financeiras para os países vizinhos do que para o Brasil. (Haitianos, Venezuelanos, Colombianos, Argentinos, Uruguaios, ) . Que país é este???

  5. Aycianne Diz

    Engraçado mudar o código penal ninguém muda mas ferrar com o trabalhador essa corja quer né.

  6. Fernanda Pimentel Alves Diz

    Esse maldito tá acabando com a vida do pobre!!! E todo mundo fica só olhando.

    1. Erik Diz

      Você deveria era está pensando mais por lado da segurança pública, e coloca pena de morte para alguns crimes, leis mais rígidas, tira toda prioridade que vagabundo tem, pois o cidadão de bem já não tem mais vida.

  7. Taciano Diz

    O trabalhador como sempre tomando no c*! Veja a brecha: paga dobrado ou ganha folga. O que as empresas vão preferir? Grande plano. Trabalhar pra enriquecer empresa e o trabalhador trabalhar pra folgar… parabéns!

  8. Maria Regina da Silva Onofre Diz

    Por que ele também não trabalha aos domingos junto com a raça dele, só os assalariados que tem que trabalhar nos fins de semana, a escravidão já acabou a muito tempo.

  9. Lia Diz

    É escravidão, sr. Presidente?

  10. Maria de Fátima Diz

    Trabalho aos domingos já existe há muito tempo. Será que o jumento nunca foi a um shopping?

  11. Juliana Diz

    Acho que com o salário mìnimo tão alto kkk porque regulamentar o Domingo como um dia comum para trabalhar deixa deixa do jeito que está pelo menos quando trabalhamos no domingo temos umas horas extras para receber oque jå alivia com o salårio maravilhoso…

  12. Marcos Diz

    Esse Presidente é muito burro será que não vê que essa medida não vai criar empregos e sim serviço por escala vejamos vc trabalha domingo e folga na segunda e assim por diante

  13. neryvaldo Diz

    Só falta colocar uma cangalha nas costas do trabalhador. Será que ele vai trabalhar aos domingo.

    1. Luciane Alves Diz

      Meu marido trabalhar de segunda a segunda até no feriado ele trabalhar numa granja e ñ tem direito de receber pis trabalhar que nem um burro de cargo faz ora extra e nem recebe a ora extra…salario q é bom nada resebe muito pouco afff

  14. Romildo Diz

    Tem que guarda o santo sábado presidente

    1. Sandro Diz

      Vai vc trabalhar no domingo mito com um salário seu burro

    2. Alessandeo Diz

      E no trabalhador, alguém pensa? Eese lojista que fez esse comentário, pensou apenas no custo do bolso dele… É o trabalhador que vai ter que trabalhar no domingo, um dia de descanso, ganhando menos.?!
      É… Baita governo esse… Pelo menos pro empresariado!!
      Mas quem o elegeu mesmo? Ah os pobres… Pois é…

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?