Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Atendimento do INSS está concentrado no site e APP; saiba como usar

Por causa do coronavírus, as agências da Previdência Social estão fechadas. Novos procedimentos estão sendo planejados para realizar o atendimento do INSS para aposentados e pensionistas.

Durante esse período de quarentena, o instituto orienta que os procedimentos devem ser realizados pela internet, seja pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo (disponível para celulares e tablets Android, iOS e Windows). Também é possível ser atendido pelos canais de atendimento, como o telefone 135.

Através do Meu INSS é possível ser atendido de maneira satisfatória, resolvendo problemas sem sair de casa. É possível solicitar benefícios, serviços e realizar consultas. O segurado também pode acessar e acompanhar todas as informações da sua vida de trabalho, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados.

Todos os cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício do INSS podem acessar o Meu INSS. Incluindo os que recebem auxílio temporário, como salário maternidade. Pessoas que estão em processo de aposentadoria e ainda não se aposentaram também acessar.

Como acessar o Meu INSS?

Para acessar a plataforma é preciso se cadastrar e obter senha no próprio site. O Meu INSS está disponível por meio de computador ou celular.

Abaixo, confira o passo a passo para realizar o cadastro via computador, lembrando que o cadastro pelo aplicativo segue o mesmo princípio.

  1. Primeiro passo– Acesse o site do site do Meu INSS e clique em “Entrar”,
  2. Segundo Passo– Clique na opção “login” e uma janela vai abrir. Nela, informe os detalhes para o login. Caso seja o primeiro acesso, clique em “criar conta”.
  3. Terceiro Passo– Se não tiver uma conta, agora deve criar uma. Para isso, indique seu CPF, nome completo, telefone celular para SMS e o e-mail. Logo após, selecione a caixa “Não sou um robô” e marque a caixinha ao lado de “Eu aceito os termos e condições”.
  4. Quarto Passo –  Essa é a etapa de verificação de dados pessoais. O sistema vai indicar os dados que devem ser selecionados. No exemplo da imagem, foi solicitado o dia do nascimento, ano e nome da mãe. Selecione as opções que são correspondentes à sua reposta e prossiga.
  5. Quinto Passo – O sistema pode solicitar novos dados nessa etapa. Preencha corretamente. No exemplo da imagem, o sistema gera perguntas que devem se respondidas. A partir da validação das respostas, será confirmado o e-mail.
  6. Sexto passo – Habilitar o cadastro. Nela você deve informar o código de SMS enviado para o número cadastrado ou clicar no link de validação enviado para seu e-mail.
  7. Sétimo e último passo – Nessa etapa você cadastra a sua senha. É preciso inserir o CPF novamente (apenas números) e uma senha de sua preferência (a senha deve ser digitada duas vezes). Ao criar a senha de 12 caracteres é preciso incluir letras maiúsculas e minúsculas, números (é obrigatório inserir pelo menos um) e/ou símbolos

Pronto! Simples assim, cria-se uma conta no Meu INSS. Em seguida, para ser atendido no INSS pela internet, é preciso voltar para a opção anterior e preencher as informações de login com o seu CPF e senha. Depois disso, o acesso ao portal já está liberado.

Veja também: INSS: 13º salário antecipado por causa do coronavírus inclui 6 tipos de benefícios

Leia Também:

brasil 123  
34 Comentários
  1. Luciano jefferson magalhaes Diz

    Atendimento no meu inss aplicativo ta uma bosta atendente do inss 135 esta internet qyera para mandar em anexo pontuario laudo v. Escanea paea manda vc coloca numero NB e número sipps da inválido ta foda INSS vao tee quecdar um jeitinho de da minha perícia eu sou cardíaco nao posso ficar sem comprar remédios atendimento péssimo atendentes péssimo mail educado nao porque estão no inss sao muito arrogante nao pode 0assa informação correta nao podevpassa nem número e NB e sipps que agente ja usa cpf no atendimento

    1. Daniele M. Silva Diz

      Estou passando pela mesma situação e a resposta que tive do INSS foi a perícia do dia 23/03/2020 remarcado para 06/05/2020 e até lá fico sem receber e meu benefício cessado, está difícil a situação…como se alimentar e comprar os remédios necessários? Essa é a resposta que o INSS dá para as pessoas que precisam do auxílio doença?
      Sem contar que é um direito do cidadão receber o auxílio doença quando o INSS remarca a perícia e esse direito também está sendo negado, simplesmente temos que aceitar a remarcação da perícia e se virar para comprar os remédios e tudo relacionado as necessidades básicas de todas nós cidadãos…. Parabéns aos nossos governantes pela assistência prestada a todos nós que precisamos de receber seja o auxílio doença ou qualquer outro benefício!
      Engraçado que isso a mídia não mostra!!!

    2. Gilberio Maria da Silva Diz

      Tenho 65 anos ’14/04/1955′, e 181 contribuições ao INSS pagas ‘segundo informações do próprio INSS. Dei entrada pra aposentadoria no dia 15/04/2020. Esperava ser appsrntafo automaticamente diante das regras do instituto. Fiquei surpresa ao receber a informação, 10 duas depois, do indeferimento de minha aposentadoria. Alegam que tenho pago somente 178 meses. Fiquei indignado se o próprio INSS afirma ser 181 pagamentos efetuados. Agora, com as agências fechadas não consigo pela Internet nenhuma informação de como recorrer à essa diferença alegada por eles. Como faço pra resolver isso? Tem algum site ou outro meio de resolver? Ou somente constituindo advogado, que custa caro.

  2. Aparecida de Fátima Garcia da Silva Machado Diz

    Meu benefício foi cancelado estou precisando do resultado pois entre pela internet como eu fico

  3. Quesia Diz

    Bom dia, alguém na mesma situação que eu que possa ajudar, pois já liguei no 135 não obtive nenhuma informação não tem se quer uma atendente pra falar com a gente a não ser voz eletrônica, falam que tudo é feito pelo site eu entro no site não tem nenhuma opção de mandar laudo e fazer a perícia online, dei viagem perdida pra ir no inss me deslocando de uma cidade para outra pra chegar lá e está fechado, se o INSS vai implantar isso ainda que atualize o site logo, pq as contas não param de chegar, se alguém souber como faz pra mandar a documentação pelo site me avisa aqui em baixo. Obrigada!

  4. Raimundo Diz

    Bom dia não estou conseguindo abrir o simulador do INSS . Então não proceder toda esta reportagem.

  5. Quesia Diz

    Estava com a perícia marcada fui até a agência e estava fechada, agora como que vou receber ?

    1. Rosi Neide Ferreira Rios Diz

      Preciso fazer um requerimento e entrar com recurso, mas na hora de anexar documentos trava, no 135 a peddoa que atende nao entende o porque do requerimento e recurso.
      Estou tentando desde o dia 4/3, ate agora nada. Arrumem o site por favor. Preciso entrar com o recurso.

  6. Rosiani Siqueira Marinho Diz

    Bom dia…Eu tinha uma perícia médica marcada para o dia 20/03 ,porém qdo cheguei lá estava fechado,estou gestante.Gostaria de saber se consigo enviar os documentos médicos e exames pelo App.fiquei afastada do dia 12/10 /2019 Até 31/01/2020,retornei na médica ,como minha consulta foi no final de janeiro ,ela me deu alto ,e pediu novos exames laboratoriais, devido ao carnaval ,entrei os resultados dos exames no dia 04 de março, qdo ela viu q eu ñ estava apta para trabalhar, e me encaminhou novamente ao inss.

    1. Rosiani Siqueira Marinho Diz

      Estou gestante de 35 semanas. Obrigada

  7. ANA ELIZA COELHO TEIXEIRA RODRIGUES Diz

    Nao consigo acessar meu INSS DIZ QUE JA SOU CAFASTRADO E ESQUECI A SENHA.

  8. Paulo Diz

    Fiz pericia em 9 de janeiro, ganhei a licença até 10 de abril, já vai cessar, não recebi um centavo do auxilio doença, não consta nada no 135, nem no Site, tenho que pedir prorrogação pra me recuperar e o sistema não aceita porque consta que não há benefício para mim. Tenho 28 anos de contribuição ao INSS. O que devo fazer, vivendo da ajuda de pessoas e da caridade humana.

  9. Klesio Diz

    Esse aplicativo muito complicado como faço pra dar entrada em auxilio doença na opção aeronauta

  10. Elione Oliveira de Jesus Diz

    E tava recebendo um benefício e foi negado meu pedido de prorrogação do mesmo, então entrei com recurso, anexei laudos e exames comprobatórios. O mesmo já tem em torno de 40 dias. Com essa crise, o que eu faço?

  11. Luiz Alberto Diz

    meu processo do INSS acaba agora no dia 31 de março estava com a perícia marcada no dia 20 de março agência está fechada o que eu vou fazer para remarcar uma nova perícia pois o meu benefício foi cancelado e não tenho condições de trabalhar ainda

  12. NILMA LOPES DA COSTA Diz

    Tinha uma perícia médica , aí agora no aplicativo diz q foi concluído mas não aparece nada o q eu faço, eu não posso trabalhar estou fazendo tratamento da hanseníase e tuberculose…

  13. Elisangela Bispo Dos Santos Marques Diz

    Um bom dia gente recebo auxilio reclusão essa é minha única renda no momento, pois estou desempregada.fiz tudo nos conformes levei o atestado de cárcere dia 18 já estava contando que ia receber até hoje está em análise.Estou em pânico porque barriga não espera análise tenho dois adolescentes dentro de casa ,que comem muito não sei o que fazer só me mandam aguardar tá mas minha dispensa tá vazia ao invés de descomplicar só complicam meu Deus se tiver alguém aí e ler isso é puder me instruir oque fazer agradeço.

  14. Alessandra Santos Diz

    Sou curadora da minha mãe e ela teve seu pagamento no dia 26/01 Já entrei no Meu INSS, já liguei no 135, e não deles explicar porque não pagou o benefício, tenho a curatela dela , levei em outubro/2019 fiz prova de vida. Acho que tá tudo certo, dei entrada a benefício em atraso dia 03/03/2020 e até hoje o INSS não me deu resposta. Fiz pelo aplicativo e eles só fica em Análise, e com isso tenho que comprar frauda remédio tudo no cartão de crédito. Pois eles não resolve nada fica só enrola

    1. Gilberio Maria da Silva Diz

      Tenho 65 anos ’14/04/1955′, e 181 contribuições ao INSS pagas ‘segundo informações do próprio INSS. Dei entrada pra aposentadoria no dia 15/04/2020. Esperava ser appsrntafo automaticamente diante das regras do instituto. Fiquei surpresa ao receber a informação, 10 duas depois, do indeferimento de minha aposentadoria. Alegam que tenho pago somente 178 meses. Fiquei indignado se o próprio INSS afirma ser 181 pagamentos efetuados. Agora, com as agências fechadas não consigo pela Internet nenhuma informação de como recorrer à essa diferença alegada por eles. Como faço pra resolver isso? Tem algum site ou outro meio de resolver? Ou somente constituindo advogado, que custa caro.

  15. GILMAR L RODRIGUES Diz

    Já enviei e pediram de novo os documentos pra aposentadoria
    Como faço pra enviar os documentos no meu INSS
    Preciso da aposentadoria

  16. Juliana Diz

    Bom dia meu benefício tá parecendo divigencia cad cred gostaria de sabe o que é isso

  17. Maria do Carmo M. Garcia Diz

    Bom dia!
    Meu benefício cessou no mês 3.
    Não estou apta a voltar ao trabalho e tenho os relatórios médicos, fisioterapeutas.
    Já tenho cadastro o Meu INSS., porém não sei qual item usar para enviar os relatórios.
    Aparece que no próximo pagamento que no mês 4 vou receber, mas tenho dúvidas se é isso mesmo.
    Obrigada

    1. Nayara Diz

      Olá estou passando por este problema, está dizendo q está cassado mais consta q vou receber em abril

    2. Claudir José Nunes de Oliveira Diz

      Bom dia também estou nessa situação tenho todos os laudos médico, raio x, e não estou apido a trabalhar, como que faço.

    3. Aparecida de Fátima Garcia da Silva Machado Diz

      Meu benefício foi cancelado estou precisando do resultado pois entre pela internet como eu fico

  18. Priscila Diz

    Como consigo entregar a exigência dos documentos pra eu poder receber o auxílio maternidade .se não tem atendimento nós posto do isso.e não consigo fazer isso pelo aplicativo

    1. Ricardo Diz

      Não é possível identificar no site Meu INSS o andamento de um processo de Aposentadoria, que teve um recurso extraordinário em 2a. Instância (CRPS) deferido com provimento através de Acórdão, cuja implementação encontra-se em atraso, com prazo em desacordo com o determinado no próprio Acórdão e à Lei 9784/99.
      No site, a única informação é de que o processo encontra-se no Serviço de Reconhecimento de Direitos.

    2. Shirlei Diz

      Eu também gostaria de saber

    3. Hillary Diz

      Também gostaria de saber sobre isso, dei entrada no meu salário maternidade em fevereiro, fiz meu cumprimento de exigência com todos os documentos solicitados e mesmo assim o INSS, falou que faltou a certidão de nascimento da minha bebê ( sendo que dei entrada com afastamento de 120 ), meu novo cumprimento estava marcado pra está terça e simplesmente foi cancelado sem menos avisarem, pra ajudar esse cumprimento tem que ser presencial e foi remarcado pra junho, até lá faço o que? Vivo do que?

    4. Marcio Diz

      Bom dia fiz complemento da minha exigência em fevereiro,demora para ser analizado

  19. Lane Diz

    Dei entrada no salário maternidade pelo aplicativo ficou em análise mas recebir uma mensagem do INSS falando q o processo agora esta concluído oq faço agora ?

    1. NILMA LOPES DA COSTA Diz

      Tinha uma perícia médica ,aí fui na agência do INSS e está trancada, aí agora no aplicativo diz q foi concluído mas não aparece nada o q eu faço, eu não posso trabalhar estou fazendo tratamento da hanseníase e tuberculose…

      1. Marina Diz

        Por causa do coronavirus você pode anexar uma foto da Certidão pelo aplicativo sem necessidade de atendimento presencial

    2. Gilson Diz

      No aplicativo meu INSS acesse o requerimento e clique no ícone em formato de lupa para emitir o relatório se foi aprovado ou não, se tiver sido aprovado vai no ícone carta de concessão e veja a data de pagamento

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?