Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Aposentadoria Especial do INSS foi mantida com a Idade Mínima? Saiba aqui

Diferente do que é exigido hoje, a proposta de aposentadoria especial por insalubridade terá três idades mínimas

O texto-base da reforma da Previdência aprovado pela Câmara dos Deputados mantém a criação de regras mais duras para a aposentadoria de trabalhadores que colocam a saúde em risco, conforme já havia sido colocado na proposta do governo de Jair Bolsonaro.

Diferente do que é exigido hoje, a proposta de aposentadoria especial por insalubridade terá três idades mínimas, que serão de 55, 58 e 60 anos.

Aposentam-se com idades mais baixas os trabalhadores submetidos a condições de maior risco, que são basicamente os profissionais das atividades de mineração. Para a maioria, portanto, a idade mínima será de 60 anos.

A reforma mantém os atuais períodos mínimos de contribuição no exercício da atividade insalubre, que são de 15, 20 e 25 anos. A variação do tempo exigido segue o mesmo critério da idade, ou seja, quem estiver mais exposto precisará contribuir por menos tempo.

A proposta ainda impede a conversão do tempo especial em comum. Isso significa que o trabalhador que não alcançar o período mínimo para se aposentar por insalubridade não terá nenhuma facilidade ou possibilidade de antecipar a sua aposentadoria.

A reforma também veta a extensão do benefício especial para atividades perigosas, como a de vigilantes armados, e poderá dificultar esse tipo de aposentadoria a segurados que usam equipamentos de proteção individual.

A proposta muda o cálculo do benefício, dificultando a concessão da aposentadoria integral.

Assim como na proposta para as aposentadorias comuns, o benefício especial pagará 60% da média salarial para os primeiros 20 anos de contribuição e mais 2% para cada ano adicional de recolhimentos.

O valor inicial de 60% também vai valer para quem puder se aposentar com 15 anos de atividade insalubre.

Hoje, além de não ter idade mínima, a aposentadoria especial tem valor integral.

Leia Também:

PENSAR CURSOS brasil 123

109 Comentários
  1. LEANDRO DE OLIVEIRA Diz

    80% dos vigilantes votaram nesse presidente, achando que por ele ser ex militar ia puxar sardinha ou melhorar a classe, graças a DEUS não votei nesse cara, sou vigilante também, e nunca gostei desse cara, pois pra mim sempre foi um ignorante, mas infelizmente vai ter gente fanático nesse presidente que vai concordar tbm com tudo que ele falar, logo mais vai ser o FGTS que ele vai mexer, e vai ter trouxa que vai escrever quê era necessário tirar tbm kkkkkkk.

    1. R O C h a Diz

      FGTS tem que tirar sim, FGTS é o nosso dinheiro descontado em folha e recebe juros inferiores ao da poupança. Ainda bem que votei nele, em 2022 será reeleito para o delírio da esquerdalha…

      1. Cleber Diz

        Concordo com você amigo,eu também comecei aos 16 anos de idade aos 18 entrei para área insalubre de 1987 até 2015 trabalhando em refinarias e plantaformas de petróleo.Agora estou desde de novembro de 2015 sem trabalhar nessa área devido a crise que veio com a lava jato, atualmente fiz o simples e estou pagando INSS a um ano e meio não sei se conseguirei voltar pra área industrial e consequentemente completar o tempo.estou com 51 anos de idade e 26 de contribuiçao mais quatro anos desempregado e muito difícil, conseguir aposentadoria com um salário razoável nessas condições.

      2. Vilma Diz

        Muito bem!👏👏👏👏♥️

    2. Elizabeth Diz

      Sou professora há 25 anos,tenho direito a aposentadoria ?só tenho 46 anos?

  2. Ana Diz

    O descaso com o povo brasileiro é muito grande. Fico indignada com a falta de respeito com o povo brasileiro. Classe trabalhadora perdem seus pequenos direitos e viúva e órfãos também.

  3. JEZIEL NAZARI Diz

    Essa herança socialista que sobrou na cabeça das pessoas acaba com o país.
    Você quer !!!!
    então pare de pedir direitos e começa a empreender, então talvez você entenda a reforma.
    Ela é necessária, dura mas necessário.

    1. Ronaldo Diz

      Essa conversa de herança socialista é a desculpa para a direita imperialista executar o que a 500 anos faz. Nunca houve outra razão para torturar a população que não fosse a sede de poder, sem se importar com famílias passando necessidade e a fome voltou a ser crescente num país ainda desestruturado e manco socialmente. Enquanto for incômodo para o rico e empresário uma melhora na qualidade de vida do trabalhador e do pobre o Brasil ficará instagnado, enquanto o empresário não reconhecer que todo crescimento dele não dependeu só de sua capacidade de investimento, iniciativa e criatividade.

  4. Marcos.i Diz

    J.g gostaria de de ouvir sua opinião colocando-me como exemplo: iniciei minha vida profissional em 1995 até 2011 em empresa privada e não fiquei mais que 12 meses parado….e em 2011 iniciei como servidor público incluindo 20% de insalubre hoje tenho 45 anos no que me afetaria a nova reforma numa contagem rápida de sua opinião.

  5. Zuleica Diz

    Sou técnica em enfermagem, tenho 24 anos e 9 meses, terei direito ja que faltam só 3 meses a aposentadoria especial?

  6. Mess9 Diz

    Infelizmente acreditamos mais uma vez em um falso herói que está detonando os direitos dos trabalhadores isso sim eu sou cupado também porque votei e fiz campanha pra esse crápula.
    Infeliz da nação que necessita de heróis.

  7. J.Gil Diz

    Meu caro F. Peixoto!
    Acho você sequer leu ou analisou a proposta de reforma!!!!
    Não seja apenas mais um criticando negativamente o que não tem conhecimento!

    1. Mess9 Diz

      Vc é que não leu e não entendeu.
      Simplesmente esse texto acaba com o direito da aposentadoria especial para trabalhadores que laboram em condições insalubres ou periculosidade .
      Antes era tempo de contribuição ou idade agora precisa dos dois ou seja aqueles que começaram cedo como meu caso que assinei meu primeiro contrato aos 15 anos e trabalho em atividade de risco serão imensamente prejudicados.

  8. Francisco Diz

    Sou tec enfermagem,tenho 24 anos de contribuição e 46 de idade como fica a minha situação?

  9. Fernando Diz

    Isso aí que o povo tem que da o grito primeiro tem que corta lá em cima como exemplo depois no seguimos pelo que vi só corta em baixo e todo mundo fica calado eu faltando dois anos e meio pra especial complicado viu

  10. Devanilton Diz

    Calma pessoal nem tudo está perdido, nossas aliadas são as Urnas.quem com ferro fere.

  11. Asop Diz

    Procurem saber sobre direito adquirido.

    1. Alexandre Diz

      Só pelo seu comentário da pra perceber que não passa de mais uma marionete puxa saco de políticos!!!

      1. Anonimo Diz

        O bem da verdade é que nunca ganhamos nada e sim somos tapeados com esmolas e falsos agrados. Ass dizia a música “que pais é esse”.
        Não falo em dar dinheiro mas melhor a qualidade de vida.
        Contas mais baratas sem os altos impostos já seria um bom começo

  12. Antônio Carlos Diz

    Palhaçada isso com os trabalhadores principalmente com os vigilantes…e
    nossos representantes ficam de braços cruzados aceitando tudo na maior calma não é com eles o assunto né.

  13. Claudir florindo da silva Diz

    Porquê tanta maldade e ódio no coração com a classe humilde do país estou me sentindo extorquido por quem tinha a obrigação de nos proteger pode ter certeza que algo acontecerá porque Deus não se agrada com essas atitudes covardes .

    1. Jeanne Diz

      Bolsonaro e turma contra populacao pobre , tira dos pobres p dar aos ricos ! Odeio essa turma ! Quem votar a favor , nao votarei nunca mais

    2. Francisco Diz

      Sou tec enfermagem,tenho 24 anos de contribuição e 46 de idade como fica a minha situação?

      1. CLESIO GONCALVES Diz

        Procure um advogado previdenciário porque além dos anos trabalhados você tem os pontos aí fecha o tempo para se aposentar na justiça você tem mais 10 anos além dos 24 que trabalhou .em salubre.boa sorte.

  14. Pedro Diz

    Quero ver agora alguém ainda criticar o pt

  15. Pedro Diz

    Bando de safado

    1. Romilto Diz

      E quem trabalha como eletricista, quanto a periculosidade, tem direito a aposentadoria especial ou não? Já trabalho +- 20 anos.

  16. Cristiana Lins Lopes Diz

    Bom a resposta é simples. Parabéns para os que votaram nesse presidente que em nenhum momento de sua campanha mostrou ser capaz de encarar um debate. Fez sua campanha baseado em coisas que ainda existe e que em seu governo se quer foram falados . Agora o seu presidente ,não meu,pois não votei nele, está mudando tudo que a classe trabalhadora conseguiu e se vocês observarem bem ainda os mais ricos continuam mamando. Parabéns para vocês que com certeza estão arrependidos agora. Só que vão ter que esperar mais 3 anos antes de tirar. Daqui pra lá aguentem as consequências.

    1. Renê Diz

      Bom é o PT que saqueou os cofre públicos e ainda deixou milhões de brasileiros desempregados e sem nenhuma perspectiva de melhora da economia.

      1. Vilma Diz

        Isso aí!

    2. Luis Diz

      E pior é não se aposentar! Seria arrumar um emprego com idade avançada! Somos condenados a morrer sem emprego e sem aposentadoria!

    3. [email protected] Diz

      O nosso Presidente, pois vc reside no Brasil, acredito eu, fez o que os covardes dos que presidiram anteriormente não tiveram coragem, pois tds sabiam que era necessário!
      Ele simplesmente deu a cara a tapa! Só não vê isto quem está com vendas e só conseguem enxergar os ptralhas! Se o País está desta maneira, é puta e simplesmente por conta dos roubos praticados por seis queridinhos que, queriam agradar a tds, mais uma hora esta conta iria chegar, e chegou! Em momento algum os eleitores do Sr Messias Bolsonaro, arrependera-se! Pois votamos consciente, num homem honrado e patriota! Mais não adianta nem falar nd! Cd um só enxerga aquilo que bem lhe entende! Deus é maior!!! Ptralhas, nunca mais!!! Vai roubar o cão, nós não!

  17. Jeane Santos da Rosa Diz

    NAO tem desculpa quem votou nesse homem sabia que ele falava o tempo todo em tirar direitos do trabalhador.
    Votaram pq foram burros e machistas. Queriam um presidente metido a machão? Pronto ele levou sua aposentadoria e um monte de outros direitos só nesta M de reforma.
    SE INFORMEM DIREITO, CACETE!!!

    1. [email protected] Diz

      Acho que estais insatisfeito aqui no Brasil…vai morar nos EUA que lá vc se aposentará.

    2. Adelaide Rodrigues de lira Diz

      É expositores de ideologia de esquerda e direita. O que importa seja de um lado ou para o outro é a mesa cheia. Não se deve pensa desse jeito, mas não fosse de direita e nem esquerda estaria como a população se privando do que tem direito e o mais importante passando fome e recebendo mal atendimento, mal informado e destituído dos direitos e deveres do que tem. As mesmas indagações é o povo não precisa de herói e sim, de heróis que elevem os heróis os 200 milhões de habitantes contra de 30 trinta mil. Sim são esses que verdadeiramente que mandam aprendi quando a grande massa emerge a pequena nem tem tanto significado. Pois bem aqui fica o meu Recando, quando o povo pensa igual ao poder de igualdade nem tem Esquerda e nem direita e e ideologia do saber enfraquece a riqueza da minoria fica sem sentido e irá prevalecerá igualdade, honestidade, verdade e o mais importante acaba a fome e miséria. E chega de direita e esquerda.

  18. Pedro de santana Diz

    Sou mecânico do ramo de petróleo, tenho direito o grau de risco 04, e tenho 26 anos de contribuição, tenho direito a aposentadoria especial,e o tempo atende para a aposentadoria?

  19. Luzinete Diz

    Meu Deus,o que vai ser de nòs???Dei entrada na mh aposentadoria especial,fui indeferida ,queriam fazer conversao,tive q colocar na justiça federal desde. 2018,aguardando resposta,mas agora desnimei,aff.

  20. Rosimar Graça Diz

    Sou técnico de enfermagem, tenho 26 anos de contribuição e 48 de idade. Caso dou entrada na aposentadoria especial, não terei direito ao salário integral?

    1. Juca Diz

      Boa noite Rosimar. Acho que você deveria procurar um advogado previdenciário, pois você deve ter direito sim, de dar entrada no processo de aposentadoria especial. Eu assisto sempre vídeos no Youtube e sua categoria tem esse possibilidade sim antes da reforma acontecer. Corra que ainda tem tempo.

    2. CLESIO GONCALVES Diz

      Sim você tem direto mas você tem quê procurar um advogado previdenciário vai amanhã mesmo que aínda da tempo.boa sorte.

      1. Mara Alceni Soares de Oliveira Diz

        Vou fazer 61 anos nunca contribuí com o INSS.nunca vou ter minha aposentadoria.

  21. Erasmo Ribeiro lança Diz

    Adorei

  22. Orlando francisco caetano Diz

    Greve geral já

    1. Pedro de santana Diz

      Sou mecânico do ramo de petróleo, tenho direito o grau de risco 04, e tenho 26 anos de contribuição, tenho direito a aposentadoria especial?

      1. Fernando Baptista Diz

        Sim. Hoje basta 25 anos sem idade mínima. Peça o quanto antes

    2. Tiago Diz

      Quero ver se vamos ter saúde com 60 anos e 42 de contribuição governo severgonha , corruptos não baixam seu salário de 34 mil mas pra quem ganha 3500 tem que baixar e trabalhar até morrer escravidão , Paulo Guedes não quer saber de economia quer nosso dinheiro um ano e não fez nada ainda só sabe falar do PT .
      Bolsonaro severgonha safado , aprovar esse tipo de situação .

      1. Andre Diz

        Estamos voltando ao regime da escravidao. Parabens aos deputados e senadores .estao roubando todos nossos direitos.nao chega o dinheiro que roubam da sociedade , salarios absurdos. Ki

      2. Magno Diz

        Reforma da previdência só para os menos previlegiados os ricos não estão nem aí. Velho não arruma mais emprego e nem se aposenta mais bando de vagabundos em Brasília o país tinha que parar tudo greve geral indeterminada talvez resolveria??

  23. Ester Silva Diz

    Isso é revoltante. Nunca pensei que fossemos chegar a esse ponto. O que eles querem é a gente trabalhando mais pra encher o bolso deles de dinheiro.

  24. Alcidesjunior Diz

    Na verdade quem são mas covardes são os brasileiros que não lutam , pelos seus direitos e aceitam tudo rindo.. Equador bastou o governo aumenta o combustível o pais ta em conflitos.

    1. Terezinha Diz

      É lamentável o q estão fazendo com o povo brasileiro!!!!Cada vez piorando a situação dos trabalhadores honestos!!!!Q País é este???Deus tenha misericórdia da nação brasileira!!!!

      1. Vania cs de Andrade Diz

        Não mesmo pois eles dizem que esta muito novo é o caso do meu esposo ele tem 51 e 25 de tempo especial mais os advogados falam que ele esta muito novo

    2. Revoltado Diz

      Cadê aquelê povo fazia manifestações panelaços ,saíam quebrando tudo , qdo. Sentia ameaçados seus direitos , ou será que eles concordam com o que estão tirando de nossas aposentadoria

  25. Wander Diz

    Muitos são covardes! Não tem coragem nem de lutar pelos seus próprios direitos

    1. andre luiz Diz

      Sou vigilante patrimonial, uma profissão altamente estressante, no governo dilma passamos ter direito a periculosidade e na justiça ganhamos o direito a aposentadoria especial…com essa reforma da previdência estou muito preocupado com a possibilida de de perder o nosso direito, esse presidente é um covarde, não sabe da dificuldade que temos para trabalhar, nosso direito de aposentadoria especial é muito justo.

  26. Tati macri Diz

    Sou tec de radiologia, se vai ter idade mínima, então pra q 25 anos ?!?!, sem.sentido , irei trabalhar com radiação após os 25 anos, até atingir idade mínima! Como fica a questão da periculosidade, a radiação mudou e eu num tô sabendo?!? Não é mais perigoso ? Estabeleceu idade mínima ??!?

  27. Edson Oliveira da Silva Diz

    Vão bota nesse safado do novo

    1. ALEXANDRE ALEIXO PEREIRA Diz

      Estou sendo atingido em cheio por essa reforma pois são 24 ,6 meses completados hoje porém foi isso que o povo aceitou e pediu agora aguenta pois isso é só o começo

    2. Magno Diz

      Reforma da previdência só para os menos previlegiados os ricos não estão nem aí. Velho não arruma mais emprego e nem se aposenta mais bando de vagabundos em Brasília o país tinha que parar tudo greve geral indeterminada talvez resolveria??

      1. Vânia Diz

        A grande verdade é que houve uma reestruturação muito radical nos direitos dos cidadãos . Retirando benefícios e impondo regras duras . Já que o país tá quebrado como falam porque não se institui o imposto único onde o rico pagaria muito e o pobre contribuiria pouco

  28. Celio Diz

    Resumindo ,tantos anos de luta pra acabar com a escravidão e ela está voltando aos poucos e o povo não está percebendo isso, que pena.

  29. Luiz Fernando de oliveira Diz

    Boa Evaldo vigilante sou Luiz Fernando sou vigilante e também insatisfeito com a situação mas nós da categoria podemos mudar isso se quisermos basta nos reunir pra formar uma só força vamos companheiros vigilantes pro salário e pra aposentadoria nós corremos risco eminente não somos reconhecidos vamos companheiros juntos somos mas forte 🤝🤝

    1. Ro Diz

      É vvd cader reforma para os políticos e governantes .
      Este país está cada vez piorando.

      1. ALEXANDRE ALEIXO PEREIRA Diz

        Trabalho há 24,6 anos em metalúrgica estou ferrado já me conformei, pois isso tudo já estava desenhado há algum tempo o povo teve a chance de mudar não o fez e pediu isso que está aí agora senta chora e aguenta, pois isso é só o começo

        1. Sonia Diz

          A maioria morre sem se aposentar 😔
          Só Deus pra ter misericórdia de toda nação Brasileira tão sofrida 🙏😥😢

      2. poseidon Diz

        Greve geral já!
        Quando o povo se levanta, o tabuleiro cai e o jogo acaba!

  30. F.peixoto Diz

    ” DEIXA O PEÃO EM PAZ ”
    Governo covarde e povo alienado!!!!
    Pagaremos um preço altíssimo por essas covardias e incompetência. O que é mais alarmante são os 57 milhões de eleitores( Bolsomions) que acham essas perdas razoáveis .
    Obs: Não sou amante de nenhum partido político, antes que algum alienado me chame de petista ou algo parecido rsrs.

  31. Emílio José Diz

    malditos políticos bando de vermes covardes

  32. Jacaúna ramos dos anjos Diz

    Quer dizer dei entrada em abril da 2019 com pedido de especial com conversão o INSS negou entrei pelo tribunal federal e agora estou aguardando o resultado,e pelo jeito não vou arrumar nada por causa dessa mudança do Bolsonaro fdp.

    1. Alexandro Diz

      Tá voltando a ditadura governo de cevergonha ,quer que o povo de aposentei hoje e mora amanhã ou nem se aposente , nós trabalhamos não ficamos sentados roubando dinheiro do povo pobre que trabalha

  33. Joao paulo Diz

    Olha ai o q colocamos no poder,um cara pra fude o trabalhador e pior fudendo e nois todos rindo kkkkkkkk

  34. Juliano Pedro de andrade Diz

    Acabou com as profissões de insalubre, certo é todos pararem de fazer isso e deixar que quem votou em acabar com a especial trabalhe em nosso lugar, políticos lixos que temos

  35. Francisco Cruz Diz

    São uma corja de ladrões e corruptos, sai um presidente e o outro que entra, além de roubar mais de quê o que saiu e ainda fode com os nossos direitos sociais, temos que parar com esses bandidos corruptos, estamos trabalhando só para sustentar luxo político e conforto de ministros do supremo, outra corja de corruptos..

    1. Shirley Diz

      E assim seguimos sem direitos.

    2. Junior Diz

      Bando de políticos covardes, só defendem os direitos deles, o povo está cada vez mais lascado, e esse porta desse presidente cego ou se faz de cego não ajuda o trabalhador, ele prometeu que estaria do lado do povo e o povo foi iludido mais uma vez!!! Filhos de umas vaca, bandos de ladrões ordinários###

  36. Luiz Carlos Palhano dos Santos Diz

    O QUE DIZER ENCAMINHEI APOSENTADORIA EM 2013 EM 2010 O INSS DISSE QUE NÃO TINHA TEMPO EM 2016 O JUIZ MANDOU PAGAR DESDE 2010 MAS ATÉ HJ ESTA PARADA LA EM BRASÍLIA POR CAUSA QUE DEPENDE DA VOTAÇÃO DE UMA LEI QUE NO MINIMO VAI TIRAR PARTE DE DIREITOS ADQUIRIDO….

    1. Jefferson Diz

      Bom dia Tenho 45 anos de idade e 26 de contribuição , pago a previdência como autônomo e pago sobre 2 salário , quando que eu aposentaria

      1. Nivaldo Diz

        Concordo plenamente com vc, mas infelizmente nem todos tem consciência de que cada governante que assume o poder, por melhor que seja sua intenção, não consegue fazer nada e pior, entram na corja e só acabam com os direitos dos trabalhadores assalariados, já os ricos ficam cada vez mais ricos e com regalias.
        Se tínhamos alguma esperança, estamos perdendo pq vai ficar pior, enquanto o povo não se unir e mostrar a força que tem, irão fazer o quê bem entenderem..

        1. Brito lino Diz

          Esse “govermo “que esta ai não tem compromisso nenhum com o trabalhador.financiado pelos empresários
          Alguém acha que o pobre vai ter algum benefício?A grande elite não tem consideração com os menos favorecidos
          Aí com quebraram a cara com o Aécio. Votaram nessa coisa que tá aí

      2. Elaine Cristina Diz

        Boa! Também gostaria de saber!
        30 anos de contribuição como autônomo e tenho 47 anos sou mecânico. Qdo posso aposentar???

  37. Levi Diz

    Enquanto isso bolsominions querendo a volta da borracha no lombo kkkkkk vai ser abestado pra lá kkkkkk

  38. Evaldo costa Diz

    Atenção meus amigos companheiros de classe de segurança e vigilância porque nós não fazemos uma greve geral da categoria nesse país em será que vcs vão aceitar essa reforma contra nossos direitos garantidos já em leis pelo próprio STJ e outra todas as demais categorias fazem greve nesse país e só nos que não fazemos recentemente os carteiros fizeram e também os cobradores e motoristas de sp metroviários fazem contantes e sem falar nos caminhoneiros que já fizeram várias agora imagine nos se fizemos nós somos mais que as polícias todas juntas faz fechar banco indústrias e comércio aí três dias o prejuízo será muito maior que nosso aumento sem falar o risco que eles correm sem vigilantes aí vcs iriam vê que o nosso salário aumenta e nós íamos ganhar um salário digno de sustento para nós e nossas familia

    1. Maria da Conceição Diz

      É isso nós todos os brasileiros junto num só propósito resgatar das mãos dos lados de colarinho branco acorda brasileiro e brasileirasé hora de se unir e mostrá pra ele que não aceitamos mas sustentar púlpitos pra eles tirarem o pouco que já tinhamos conquistado

      1. José Diz

        O povo vai pras ruas protestar contra tudo, exceto qdo é algo que prejudica a si próprio,
        Sem contar que o próprio povo elegeu as raposas pra tomarem conta do galinheiro .

  39. JEFFERSON MOUTTA Diz

    Uma quadrilha que roubou a nossa nação milhões,bilhões,trilhões,se fosse na china seriam fuzilados em paredões!!! Ladrões!!!! Ladrões!!!! Ladrões!!!! “Agora quem paga a conta são os trabalhadores ” senado e Câmara de deputados tem que acabar .o nosso exército tem que comandar tudo!!!

    1. Levi Diz

      Kkkkkkkk. O exército não entra na reforma da previdência kkkkkk

  40. Edson Diz

    Presidente bostonaro é pior que o PT e todos os outros,nos três poderes só tem bandidos ladrões safados tudo incompetentes.

  41. Marcos Vinicius Pereira Ramos Diz

    O certo é o povo brasileiro parar de trabalhar fazendo uma greve geral, pois queria ver as plataformas de petróleo pararem de produzir, as mineradoras e toda classe que trabalha em área insalubres, logo que essa cambada de safados acham que não temos direito ou fazem cabana de políticos trabalhares nessas areas e nem precisa trabalhar é só ficarem nessas áreas permanente, confinados respirando carbonetos alifáticos e aromáticos aí gostaria se eles mudariam a lei de aposentadoria especial. E também temos que lutar contra INSS para de colocar obstáculos para não dar aposentadoria especial. Esse país estar uma vergonha por causa de nossos governantes que olham só pelo próprio rabo. Pois a aposentadoria deles nada estar sendo feito e sabemos que o maior déficit da previdência é devido a eles e não do povo brasileiro.

  42. Anderson Diz

    Estão querendo fuder todo de qualquer jeito. Cambadas de filhos da puta. Q só pensam em encher o próprio bolso. O trabalhador de vdd só toma no cu. Políticos de merda

  43. Jane Diz

    E presidente se você aceitar a proposta desses bandidos da nação você tá contra o trabalhador e a favor da corrupção não tá fazendo nada para o trabalhador da categoria perigosa que e o vigilante armado

    1. Levi Diz

      Quem enviou o projeto foi o bozo kkkkkk

      1. Vania cs de Andrade Diz

        Os brasileiro são covarde não tem coragem de lutar por nada não so sai as ruas para pular o carnaval.

      2. Givanildo Diz

        É isso aí meus irmãos brasileiros nós somos a força Unidos a gente tem força conquistaremos muito mais Por que a união faz a força ele vai ver o poder que a gente tem não podemos sair reclamar temos que tomar iniciativa vamos fazer passeata greve o que for possível para que eles entendam que não pode mexer em nossos direitos tem que mexer é no direito deles O que é muito superior aos nossos que trabalhamos uma vida inteira esperando uma aposentadoria para tentar

  44. Maria Diz

    São todos ladrões e que só pensão neles e gostaria de fazer uma pergunta será que eles viveram com um salário mínimo de 998 reais isso é uma vergonha quero só ver pra quanto eles vão aumentar o nosso salário para o ano 2020 esses corruptos

  45. Delcio Andrade Guimarães Diz

    Aposentadorias deveriam ser todas por idade, e não deveria ser mais que dez mil reais, quem quiser aposentadoria milhonaria que pague seguro de vida, o que não tá certo é o trabalhador contribuir para o três poderes corruptos meterem as mãos no dinheiro do INSS que nós pagamos.

  46. Wellington Leonidio de sa Diz

    A APOCENTADORIA DO TRABALHADOR ELIS FUDERAM COM TODOS
    GOSTARIA DE SABER SE A DELIS VAI CONTINUAR 2 OU 3 MANDATOS SE APOCENTA COM SALÁRIO ACIMA DE 20 MIL
    O POVO BRASILEIRO TEM QUE APRENDER FICA VORADO NESTE MALDITO DA E NISSO
    AGORA IMAGINA UM VIGILANTE COM 60 ANOS TRABALHANDO ATRAS DE UMA MALDITA PORTA GIRATÓRIA OU UM POLICIAL CORRENDO ATRAS DE UM BANDIDO FALA CERIO UMA FALTA DE RESPEITO COM O TRABALHADOR BRASILEIRO.
    MALDITOS DEPUTADOS SEUS MISERÁVEL.

  47. Amarildo de Carvalho Diz

    É fácil essa proposta feita por pessoas que não trabalham na área insalubre ou de risco. Principalmente por estes pilantras, safados, ladrões que são o congresso Brasileiro, senadores, deputados, ministros, juízes toda uma corja de assaltantes, que assaltam todo o dia os bolsos dos brasileiros, nós os verdadeiros trabalhadores deste país, os trabalhadores que levam o país nas costas, trabalhando de sol a sol, enfrentando por muitas vezes chuvas, temporais, pra defender um salário mínimo de fome, enquanto lá em Brasília homens sem escrúpulos assaltam o país dia e noite, quando querem aumentam seus auto salários, com auto benefícios. Já não chega termos que trabalhar 5 meses dos 12 meses do ano só pra pagar imposto pra que essa quadrilha que lá está continue nos assaltando, ainda nos tiram o direito de gozar uma aposentadoria digna de um verdadeiro trabalhador. Raça de víboras é o que são esses pilantras políticos que só pensam em si próprios. Dá até nojo de olhar na cara destes vermes.

    1. Roberto Beirão Amaral Diz

      Os escravos só não deixaram de existir, a chibata também não, que palhaçada é essa com os trabalhadores?
      Os políticos comem em mesas de restaurantes finos,gastam horrores em verbas e são coniventes com a massa da podridão , até parecem cachorro um cheirando o rabo do outro.
      Difícil é entender uma coisa: Se meu voto é obrigatório , porém é gratuito, então meu raciocínio é a pessoa que foi eleita tem que trabalhar gratuitamente representando seu eleitorado, se queres ganhar um salário que seja um mínimo como qualquer trabalhador.

      1. Maria da Conceição Diz

        É isso nós todos os brasileiros junto num só propósito resgatar das mãos dos lados de colarinho branco acorda brasileiro e brasileirasé hora de se unir e mostrá pra ele que não aceitamos mas sustentar púlpitos pra eles tirarem o pouco que já tinhamos conquistado

      2. Elcio jose dutra Diz

        Nao sou economista tenho apenas a oitava serie mas posso ajudar o senhor bolsonaro a salvar a previdencia.nao precisa de reforma nenhuma e muito simples.e so fazer um pente fino todo ano e acabar com as aposentadorias fantasma .resumindo so combater a corrupçao dentro do inss.assim ja dao os trilhoes que querem tirar de nos que trabalhamos.simples assim.

        1. Asop Diz

          Procurem saber sobre direito adquirido.

  48. D. Matson Diz

    Tudo que estão fazendo é fud… O pobre trabalhador e os ricos cada vez mais ricos e quase todos os políticos que são ladrões e fdps!

  49. Jucélio Diz

    Pelo que estou vendo irão acabar com a aposentadoria especial, Bolssonaro está dando tiros no próprio pé se aprovar isso! Lamentável.

    1. Jucélio Diz

      De especial só vai ficar o nome. 😤😤😤😤

  50. Nalpa Diz

    O senado já mudou está regra em uma proposta paralela

    1. Carlos Trindade Diz

      Brasília não é só de políticos. Sou brasiliense e não considero os políticos, que aqui estão, como meus representantes. Não votei neles. Agora, que esta reforma será uma lapada nas costas do povo, isso sim vai ser. Queria uma coisa: Que todo mundo, que recebe um salário mínimo, parasse somente um dia, aí veriam o caos acontecer. Daí veriam o valor que o pobre tem.

    2. Paulo Vinicius Kempf de Lima Diz

      É mesmo? que bom, qual proposta paralela seria?

      1. ROSENEI DA SILVA LOPES Diz

        Dizer que não é petista alienado, é dizer que o golpe foi bom,e ninguém tá sentindo o pepino engrossar.

      2. Tomas Diz

        Tbm é o meu caso!!!temos de trabalhar mais pra pra sustentar um país de políticos ricos dentro de um país de pobres!!Brasília deveria se emancipar ter o nome de país e sugar do país vizinho (no caso o brasil)comecei com 14 anos não acho justo que outros comecem com 25 ,30 anos e se aposente junto comigo!!!além de políticos são péssimos gestores do dinheiro dos outros!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?