Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Após reforma, INSS suspende a análise dos novos benefícios; Entenda

Desde a reforma, o sistema do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) não está adaptado para analisar os pedidos de segurados com as novas exigências.

Já faz mais de um mês que a nova legislação previdenciária com regras mais exigentes e novos cálculos de benefícios, instituída pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6/2019), entrou em vigor. Porém, desde então, o sistema do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) não está adaptado para analisar os pedidos de segurados com as novas exigências.

O INSS, em comunicado distribuído para advogados previdenciários, diz que, “a fim de garantir o reconhecimento do melhor benefício e segurança no processo de concessão, os requerimentos com Data de Início do Benefício (DIB) a partir da data de vigência da Emenda (13/11/2019) serão analisados na medida que forem implantadas as novas regras e alterações de sistema”.

O Instituto, porém, ainda não informou quando seu sistema vai ficar pronto para analisar os benefícios pelas novas regras. Processos com data anterior à promulgação da reforma continuam sendo analisados e concluídos.

Os cidadãos que esperaram a reforma para se aposentar ou precisa pedir pensão por morte, por exemplo, já pode fazer o requerimento pelo Meu INSS. No entanto, a pessoa deverá aguarda pela análise. No entanto, se o benefício for concedido, segurados receberão os atrasados (que são as diferenças devidas). Há correção monetária para quem espera mais de 45 dias.

Em média, o INSS demora até oito meses para avaliação de um requerimento. De acordo com o Boletim Estatístico da Previdência Social, somente em São Paulo, foram 63.241 processos que ainda estavam em análise há mais de 45 dias em setembro, conforme publicado pelo Jornal Agora – Folha SP.

Novas regras

A nova lei previdenciária do INSS está em vigor desde o dia 13 de novembro, quando a reforma da Previdência foi publicada no Diário Oficial da União.

  • O segurado que já cumpria os requisitos para acesso aos benefícios até o dia 12 de novembro de 2019 tem direito ao cálculo feito antes da reforma da Previdência, mesmo que o pedido tenha sido feito somente agora.
  • O INSS, neste caso, afirma que os processos podem ser concluídos normalmente com aplicação das regras até então vigentes
  • O INSS considera que, nesse contexto, não haverá prejuízo ao fluxo de análises dos requerimentos, considerando que ainda restam benefícios anteriores à Emenda Constitucional para serem analisados.

Benefícios em análise

  • Total: 879.467 benefícios em análise pelo INSS
  • Com espera de até 45 dias: 286.466 benefícios
  • Com espera superior a 45 dias*: 593.001 benefícios

*Neste caso, se o benefício é concedido, o valor tem correção monetária.

Veja também: PEC vai aumentar dinheiro para quem se aposentar nos próximos 5 anos? Saiba

Leia Também:

brasil 123  
36 Comentários
  1. ELIAZAR Pereira Duarte Benfica Diz

    Estou a espera desde de 2018 Setembro passou para exigência e já cumpri em Julho e o inss não me deu resposta alguma..

  2. Mari Diz

    Quando o pedido e indeferido não faça recurso para o INSS porque nunca funciona, eles vai te enrolar e vão indeferir, ou já entra judicial ou tenta novamente o com benefício no INSS com as documentações certas. Você terá direito pela pai antiga, até porque o requerimento do pedido foi antes da nova lei.

    1. Milton Diz

      Dei entrada com toda a documentação correta em 15/02/19 e até agora está em análise
      Tentei resolver de todas as formas resolver está pendência até com advogado e o que tenho de resposta é aguardar não me restando outra alternativa
      Depois de 38 anos de trabalho e contribuição , é isto que nos simples mortais recebemos de volta do Governo …espera a sua vez e acabou !!
      No 135 ,quando consegue falar com o atente de a resposta é curta e grossa sem maiores detalhes quando questionados
      Geralmente a resposta é que está em Análise
      Como pode nos dias de hoje na era virtual tecniloca um pedido de benefício ficar em análise por 11 meses sem uma explicação claro ao requerente
      Não sei mais o que fazer e só me resta aguardar o benefício ser concedido e depender de familiares para continuar a tocar a vida …fica aqui meu desabafo !!!

  3. Sergio f da cruz Diz

    segurados podemos reclamar? Pois a ouvidoria do INSS não funciona.

    1. Jolcemar. Diz

      Faça como eu entrei com mandado de segurança 20 dias sai.

  4. Sergio f da cruz Diz

    Eu dei entrada no meu pedido em 10-04-2019 na cidade de Colombo-PR, já fazem mais de 08 meses e só continua na coordenação geral dos direitos adquiridos no status em análise. Não tem a quem reclamar, pois no 135 só te dão a resposta que tem no sistema que a gente acompanha no meu inss. Com quem nos segurados podemos reclamar? Pois a ouvidoria do INSS não funciona.

  5. Adalberto Sabino da Silva Diz

    Estou esperando a resposta do requerimento que fiz do auxílio acidente,o perito tinha me dado,mas o governo tomou de volta.Dei entrada dia 7/10/2019 e até hoje está em análise.Uma vergonha!!!

  6. Marivaldo.da.conceicao.pacheco Diz

    Fiz.o.meiu.pedido.em.setembro
    De.2019.sera
    .que.demora

  7. Elizangela Diz

    Meu beneficio de salario maternidade ja pasou o prazo de 120 dias e ate hoje nao tive nem uma resposta .oque pode ter acontecido?

  8. Josenildes Diz

    Tenho quatro meses que eu dei entrada no auxílio maternidade e até hoje estar em análise

  9. Luis Otávio Mazzi Diz

    Trf2 de Petrópolis rj

  10. Solane Barbara Domingo Da silva Diz

    Fiz o requerimento da aposentadoria dia 30/ do 09 /2019ja concluído o que devo fazer só esperar

  11. Veronice reche Carvalho Diz

    O meu benefício Est em análise já a 30 dia será que vai demorar muito

    1. Luis Otávio Mazzi Diz

      O meu está a 2 anos e 3 meses.
      PÁTRIA AMADA BRASIL.
      KKKKKK
      39 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO

      1. José Ricardo S. Moraes Diz

        Dei entrada na minha aposentadoria desde o dia 06/10/19 , no simulado deu 35 anos de contribuição e vou completar dia 25 de dezembro , 63 anos de idade até agora meu pedido encontra-se em análise. O que devo fazer ?

    2. Beatriz Diz

      O.meu demorou 7 meses

    3. Rosenilda Umbelino da Silva Diz

      Dei entrada no meu auxílio maternidade no dia 19/09/19 ,e até hoje nada tá em análise isso é uma vergonha , porque contribuímos e quando precisamos passamos por essa demora toda aff

  12. Liliane Diz

    Meu esposo está afastado desde o ano de 2018 em caso de ser concedido a aposentadoria por invalidez em 2020 muda o valor a receber??

    1. Michele Diz

      Que absurdo!! Isso implica em danos morais.
      Tem 5 meses que dei entrada no auxílio maternidade,e nada também até agr . Só fica em análise, análise…. !! Falta de respeito com o cidadão, que paga,para terem seus direitos. 😠

  13. Jose luiz Gonçalves do patrocínio Diz

    Sou jose luiz Gonçalves do patrocínio , sou aposentado por acidente de trabalho e invalidez , após uma queda em 3 de janeiro de 1990 , de 9 metros de altura , de vosta no chão e batendo a cabeça ; tralmatismo craniano , infarto cerebral , atrofia no lobulo esquerdo e esquizofrenia , fui fui aposentado em juizo apois varios exames e laudos atestado minhas sequelas , e me foi tirado o benefício que me acegurava a 30 anos , agora aguardo novamente a justiça para ter o benefício novamente , afinal quem vai dar emprego para uma pessoa que tem estas sequelas e entra em crises alucinógenas sempre , hoje estou escrevendo pois estou sobre efeitos de remédios que me mantem ciente , espero que meu desabafo chegue a alguém que possa ajudar a mim e muitos outros que tiveram a mesma perda de seu benefício . Agradeço a quem por Deus puder ajudar .

  14. Crispina Souza Sobral Diz

    Crispina Souza Sobral tenho um pedido de aposentadoria que fez um ano no dia 29/10/19, e se encontra na coordenação geral de reconhecimento de direito até hoje sem resposta.

  15. Maria Beatriz Diz

    Meu marido faleceu em agosto de 2019. Entrei com o pedido de pensão no 2 de setembro. No dia 5 de novembro recebi um e-mail me comunicando o meu pedido havia sido indeferido. Entrei com recurso no dia 25 de novembro. Tenho entrado sempre no site meu INSS e falam que o meu pedido está em análise. Eu gostaria de saber se vou ter direito á pensão pela antiga lei, ou se vou cair nesta pegadinha que querem me jogar?

  16. Uilson dionisio Diz

    Está demorando muito mais, pois estou esperando desde 19/10/2018 e até agora está em análise uma vergonha.

    1. Moacir Diz

      O meu tbm desde do dia 30 de outubro 2018 so análise depois de 39 anos de contribuição ufa

  17. Nilson Maurício do Nascimento Diz

    Dei entrada para revisão benefício por incapacidade quanto tempo leva. Para. Eu ter uma resposta à

  18. sandro Diz

    estou com um pedido de aposentadoria por tempo de contribuição desde 16/08/18 ja foi pra junta de recurso que ka seu o patecer e devomveu ao onss a mais de 60 dias ou seja 1 ano e 5 meses e nwo foi concluso
    falta derespeiro vom o cidadão e o trabalhador existe milhoes de pessoas passando necessidade e com direito de recever a aposenradoria e o governo simplesmente manda nao analisar sr presidente jair messias bolsonaro cuide e faca o seu trabalho

  19. Jose flavio Diz

    Tenho uum pedido de benefício não recebido em análise desde dia 6/11/19 até o dia 06/12/19 nao foi analizado ainda qual o prazo ra ser analizado

  20. Elaine maria Diz

    Tenho uma análise des de 08 de fevereiro de 2018 ainda sera analisado?ja tem 10 meses que ainda esta em análise

  21. Gilmarsilvestre Diz

    To com um bloqueio de conta em Banco por causa de um atestado de óbito ja c passearam 8 anos porque nao viram antes SÓ atraso minhas contas quem vai pagar

  22. Joilda Diz

    Tenho uma analise de ctc desde 26 de agosto.

  23. Maria odete nava carvalho Diz

    Fiz o requerimento da pensão por morte dia 16 de agosto a quase 120 dias gostaria de saber porquê não saiu ainda.
    Meu marido era aposentado eu sou aposentada ambos por tempo de contribuição.
    Fomos casados 45 anos qual o motivo de não ter saído ainda?

  24. Joseane Diz

    tenho um análise de beneficio que foisso marcado no dia 20 de novembro ele será analisado

    1. Maria Conceição Diz

      Tenho uma analise dia 22novembro será analisado

    2. Edna Diz

      Estou com um pedido de aposentadoria por tempo de contribuição desde: 19/10/18. Desde esse dia todos os documentos ( PPP)foram entregues corretamente. No meu caso trata- se de uma conversão de tempo especial em tempo comum!O que acontece é que as concessões de aposentadorias que não precisam de análise de perito acabam passando na frente das ” especiais”!!!uma vergonha!!!!

      1. Milton Diz

        Não funciona mesmo.. já desisti de cobrar

    3. Telma Rodrigues Diz

      Gostaria de saber porque meu pedido foi negado,tenho 60 anos e tempo de contribuição,

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?