Alimentos que diminuem a ansiedade: Veja quais são

Os alimentos que diminuem a ansiedade são capazes de agir nos níveis de cortisol, além de promoverem a sensação de bem-estar e prazer. Conheça cada um deles e inclua-os em sua dieta cotidiana.

Alimentos que diminuem a ansiedade

Alguns alimentos que diminuem a ansiedade podem ser acrescentados no seu cardápio em diversos momentos do seu dia-a-dia. Isto é, você poderá consumi-los no café da manhã, almoço ou janta, além de poder incrementar em momentos de lanches intermediários. Veja quais são:

1- Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é capaz de equilibrar os níveis de cortisol no organismo, reduzindo assim o estresse e também a ansiedade. Você pode encontrar esta vitamina em frutas cítricas, como laranja, tangerina, limão e abacaxi, além de ser facilmente encontrada em vegetais frescos.

2- Alimentos ricos em fibras

Já os alimentos ricos em fibras são capazes de melhorar o trânsito intestinal e toda a saúde digestiva como um todo. Como consequência, promove uma sensação de leveza, aumenta a saciedade e diminui os sintomas da ansiedade.

Dentre os alimentos com fibras, podemos citar os cereais integrais, as frutas, verduras e os legumes.

3- Triptofano

O triptofano auxilia na produção de serotonina, sendo este um hormônio muito importante para diminuir os índices de ansiedade, depressão e estresse, uma vez que promove bem-estar e prazer em nosso corpo.

Você pode encontrar este aminoácido em frutas secas como nozes, amêndoas e castanha, além de ser encontrado em carnes, frango, peixes, ovos e chocolate amargo.

4- Alimentos que diminuem a ansiedade: Ômega 3

O ômega 3 é uma gordura de altíssima qualidade, e essencial para o funcionamento do nosso cérebro. Os ácidos graxos presentes na gordura são capazes de equilibrar as funções cerebrais e, inclusive, estabiliza os níveis de ansiedade e estresse.

Você pode encontrar ômega 3 especialmente em peixes, como atum e salmão, como também em sementes de linhaça e chia. Além disso, há a possibilidade de consumir suplementos vitamínicos com ômega 3.

Alimentos que devem ser evitados

Além de saber quais são os alimentos que diminuem a ansiedade, é preciso nos atentarmos para aqueles que podem aumentar os níveis de irritabilidade, cortisol e angústia, para assim evitá-los. Veja abaixo a lista e lembre-se de criar um cardápio equilibrado e saudável:

  1. Doces e alimentos preparados com açúcar refinado.
  2. Bebidas industrializadas como refrigerante e sucos.
  3. Álcool.
  4. Bebidas com cafeína.
  5. Gorduras ruins, como as encontradas em alimentos industrializados e embutidos.
  6. Carboidratos refinados, como os encontrados em arroz e macarrão não integrais.
  • Importante: Em momento algum estamos dizendo que você deve simplesmente extinguir os alimentos acima do seu cardápio mensal, porém, estamos apenas mencionando que estes, em momentos específicos, podem desencadear um aumento na ansiedade. Isto é, se você tem crises recorrentes ou se está em crise, evite o consumo, sempre prezando por uma alimentação saudável e equilibrada.

Os alimentos naturais sempre serão os mais recomendados e, por isso, procure fugir dos preparos industrializados e invista em frutas, verduras, legumes e vegetais de maneira geral.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.