Adotar o Teletrabalho: uma nova realidade no mercado nacional

Vários são os estudos e analistas que já avançam com números que prometem revolucionar o mercado de trabalho no Brasil.

Ainda sem ser possível pesar as consequências que o panorama atual no Brasil irá causar no futuro do emprego nacional, vários são os estudos e analistas que já avançam com números que prometem revolucionar o mercado de trabalho no Brasil.

Recentemente, um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), garantem que mais de um em cada 5 trabalhadores brasileiros, poderá trabalhar a partir do teletrabalho.

Esse estudo garante que 22,7% das ocupações profissionais no Brasil podem ser substituídas pelo “home office”. Indústrias como a bancária poderá sofrer assim claras modificações, uma vez que, durante esses últimos meses, ficou provado que uma boa parte de seus trabalhadores conseguiram trabalhar eficazmente em suas casas.

Porém, como irão os trabalhadores e até a economia reagir a uma mudança radical na realidade do mercado de trabalho no Brasil? Além disso, quais serão as consequências psicológicas, físicas e sociais de trabalhar somente com teletrabalho? Existirão novos apoios para os trabalhadores?

Teletrabalho deverá ser regulamentado no Brasil

Nesse momento, a regulamentação e legalização do teletrabalho no Brasil ainda é um grande vazio. Porém, essas novas mudanças previstas irão necessariamente fazer com que Governos, Sindicatos, empresários e funcionários tenham que discutir e chegar a um acordo quando à regulamentação do teletrabalho.

Como é natural, a prioridade será a proteção dos trabalhadores, que naturalmente irão precisar de um período de adaptação e até aconselhamento. Segundo os estudos já mencionados, poderão ser cerca de um em cada cinco trabalhadores brasileiros que verão seu local de trabalho se mudar para seu escritório caseiro, ou até mesmo em seu quarto ou sala.

Não há dúvidas que essa mudança terá que ser sustentada com uma regulamentação que agrade todas as partes, respeitando não só os interesses econômicos nacionais, mas também a qualidade de vida dos trabalhadores.

Empresas abriram as portas para uma nova realidade

Já há muitos anos que o avanço tecnológico, sobretudo na área comunicacional, permitiria que, em qualquer parte do mundo, trabalhadores se pudessem reunir e trabalhar remotamente. Contudo, e como a realidade do mercado de trabalho brasileiro estava tão enraizado na forma tradicional de trabalhar, muitos desses avanços tecnológicos não estavam sendo aproveitados em sua plenitude.

Contudo, certamente esses meses de trabalho remoto acabaram provando às empresas, mesmo as mais conservadoras, que é sim possível otimizar seu ritmo de trabalho com as novas tecnologias. Cortes nos custos recorrentes em escritórios, aluguel e até nas despesas de transportes – já para não falar do tempo que se irá poupar -, são todas vantagens que as empresas nacionais estão olhando agora com outros olhos.

Haverá mais tempo para o lazer?

Ao trabalhar a partir de sua casa, naturalmente não terá que perder tempo em transportes ou outras complicações. Logo, terá naturalmente mais tempo para lazer e se divertir. Como por exemplo, poderá assistir ao retorno do futebol brasileiro em casas de apostas como o Vulkan Bet.

Para além disso, ao mesmo tempo que será um desafio separar o conforto do seu lar com o ritmo acelerado de trabalho nesse mesmo espaço, terá mais tempo para criar relações fortes com seus familiares, passando mais tempo junto de seus familiares. Deverá ser um período de adaptação histórico, como muitos outros no mercado de trabalho nas últimas décadas, pelo que novos desafios serão levantados nos próximos meses.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.