A Importância do Direito Constitucional e do Direito Administrativo para Concursos Públicos

O estudo do Direito Constitucional e do Direito Administrativo é a base para quaisquer planejamento de estudos para Concursos Públicos, devido a sua preponderância na grande quantidade de provas, bem como, sua importância, inclusive, para que os futuros servidores públicos saibam sobre seus direitos e deveres, além do pleno funcionamento do Estado democrático de Direito.

Ainda nesse sentido, as disciplinas de Direito Constitucional e de Direito Administrativo são cobradas em grande maioria nos concursos de nível superior, porém, também são cobradas em algumas provas de nível médio e até mesmo de nível fundamental, remetendo mais uma vez, a sua importância temática.

O Direito Constitucional abrange o ramo do Direito Público que estuda a Constituição de um estado, bem como, as normas relativas a repartição de poderes, organização do Estado como um todo e os direitos fundamentais dos indivíduos daquele Estado.

A importância do estudo do Direito Constitucional vai muito além da disciplina teórica, sendo seu estudo, a base consistente que todo cidadão deva ter conhecimento do Estado em que é residente.

O Direito Administrativo abrange o ramo do Direito Público que trata dos princípios e regras que disciplinam a função administrativa do Estado, bem como, as atividades exercidas pela Administração Pública, fazendo com que sua importância, também, indo além da disciplina teórica.

Sendo assim, estudar as disciplinas de Direito Constitucional e de Direito Administrativo, é estudar a estrutura do Estado, os direitos inerentes a todos os cidadãos, bem como, as atividades exercidas pela Administração Pública, buscando sempre a consecução do interesse público.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.