2.462 mortes e 38.654 casos confirmados de coronavírus no Brasil, diz Ministério

Em relação ao balanço anterior, foram acrescentadas 108 mortes e 1.996 novos casos.

O Ministério da Saúde divulgou na tarde deste domingo, 19 de abril, a informação de que o Brasil tem 38.654 casos confirmados de novo coronavírus. São, ao todo, 2.462 mortes.

Os principais dados divulgados pelo Ministério são:

  • 2.462 mortes confirmadas no país
  • 38.654 casos confirmados
  • São Paulo é maior em número de casos e mortes: 14.267 e 1.015, respectivamente

No sábado, 18 de abril, foram 2.354 mortes e 36.658 casos confirmados de coronavírus no Brasil, diz Ministério. Em relação ao balanço anterior, foram acrescentadas 108 mortes e 1.996 novos casos.

O Ministério da Saúde confirmou que vai trabalhar com dois tipos diferentes de testes:

  • aqueles que detectam o vírus na amostra (RT-PCR); e
  • que verificam a resposta do organismo ao vírus (teste rápido de sorologia).

No atual estágio, os testes serão voltados para profissionais de saúde e de segurança, além da verificação dos casos graves e óbitos.

A previsão de elaboração de um novo protocolo para testar os casos mais leves em postos volantes já existe. O governo tem objetivo de utilizar os postos em cidades com mais de 500 mil habitantes, como estratégia para conter surtos.

Responsabilidade do coronavírus

De acordo com o diretor do laboratório de segurança máxima na cidade chinesa de Wuhan negou categoricamente no sábado, 18 de abril, a hipótese de que o vírus tenha saído do local.

“É impossível que esse vírus venha de nós”, disse Yuan Zhiming, diretor do laboratório Wuhan, em entrevista à mídia pública

A origem da pandemia do coronavírus virou motivo de polêmica entre os Estados Unidos e a China. O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que o governo americano investiga rumores envolvendo um instituto de virologia da cidade de Wuhan, primeiro epicentro da doença.

Novo ministro

presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitiu na última quinta-feira, 16 de abril, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A informação foi divulgada pelo próprio ministro em uma rede social. O médico oncologista Nelson Teich assumiu a pasta.

“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu no Twitter.

“Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”, prosseguiu o agora ex-ministro.

Ex-deputado federal, Mandetta estava à frente da pasta quando o presidente Jair Bolsonaro assumiu, em janeiro de 2019. Durante à pandemia do novo coronavírus, Mandetta ganhou maior visibilidade por conta da crise.

Veja também: Saque do FGTS não é liberado automaticamente no Estado de calamidade pública

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.