2.141 mortes e 33.682 casos confirmados de coronavírus no Brasil, diz Ministério

Em relação ao balanço anterior, foram acrescentadas 217 mortes e 3.257 novos casos.

O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta sexta-feira, 17 de abril, a informação de que o Brasil tem 33.682 casos confirmados de novo coronavírus. São, ao todo, 2.141 mortes.

Os principais dados divulgados pelo Ministério são:

  • 2.141 mortes confirmadas no país
  • 33.682 casos confirmados
  • São Paulo é maior em número de casos e mortes: 12.841 e 928, respectivamente

Na quinta-feira, 15 de abril, foram registrados 1.924 mortes e 30.425 casos confirmados de coronavírus no Brasil. Em relação ao balanço anterior, foram acrescentadas 217 mortes e 3.257 novos casos.

O Ministério da Saúde confirmou que vai trabalhar com dois tipos diferentes de testes:

  • aqueles que detectam o vírus na amostra (RT-PCR); e
  • que verificam a resposta do organismo ao vírus (teste rápido de sorologia).

No atual estágio, os testes serão voltados para profissionais de saúde e de segurança, além da verificação dos casos graves e óbitos.

A previsão de elaboração de um novo protocolo para testar os casos mais leves em postos volantes já existe. O governo tem objetivo de utilizar os postos em cidades com mais de 500 mil habitantes, como estratégia para conter surtos.

Novo ministro

presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demitiu na última quinta-feira, 16 de abril, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A informação foi divulgada pelo próprio ministro em uma rede social. O médico oncologista Nelson Teich assumiu a pasta.

“Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, escreveu no Twitter.

“Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”, prosseguiu o agora ex-ministro.

Ex-deputado federal, Mandetta estava à frente da pasta quando o presidente Jair Bolsonaro assumiu, em janeiro de 2019. Durante à pandemia do novo coronavírus, Mandetta ganhou maior visibilidade por conta da crise.

Veja também: Saque do FGTS não é liberado automaticamente no Estado de calamidade pública

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.