Os motoristas se surpreenderam com os novos preços da gasolina e do diesel nos postos do Brasil. Estes combustíveis são concorrentes nas bombas, e muitos consumidores não sabem qual deles é mais vantajoso para abastecer seus veículos.
Na semana passada, os preços destes combustíveis seguiram direções opostas. De acordo com o levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço da gasolina ficou levemente mais caro, enquanto o etanol hidratado recuou nas bombas.
Em resumo, o avanço registrado pela gasolina foi de 0,20%, o que correspondeu a apenas um centavo. Com isso, o preço médio nacional do combustível fóssil chegou a R$ 5,08. No entanto, alguns estados comercializaram o litro da gasolina a valores maiores que R$ 5,50.
Por outro lado, o etanol hidratado fechou a semana passada com uma queda de 0,26%, com o preço médio do litro caindo para R$ 3,79 no país. Contudo, alguns estados apresentaram valores superiores a R$ 4,50.
Em meio a essas variações, muitos motoristas ficam se perguntando qual dos dois combustíveis oferece um melhor custo-benefício. Isso mostra que abastecer o tanque de combustível dos veículos nem sempre é uma tarefa simples.
Em suma, o etanol não proporciona um desempenho tão bom quanto a gasolina. Isso explica o preço mais salgado do combustível fóssil, em relação ao etanol. E há um cálculo bem simples que os motoristas podem fazer para entender qual dos dois é mais vantajoso.
A propósito, os dados fazem parte do levantamento da ANP, divulgado semanalmente. Em síntese, a entidade pesquisa os preços dos combustíveis em mais de 5 mil postos do país e divulga o valor médio da gasolina, do etanol hidratado e do óleo diesel.
O preço médio do etanol correspondeu a 74,6% do valor da gasolina na semana passada. Contudo, a taxa precisaria ser ainda menor para que o biocombustível se tornasse mais vantajoso que a gasolina no país.
Em resumo, o combustível fóssil foi mais vantajoso que o etanol quando considerada a média nacional. Entretanto, analisar os preços comercializados em todas as 27 unidades federativas (UFs), a gasolina não foi unânime, conferindo mais vantagem para os motoristas.
Na verdade, o etanol acabou tendo um melhor custo-benefício que a gasolina em duas UFs. Embora esse resultado pareça péssimo para o biocombustível, na verdade reflete uma melhora.
Isso porque, há algumas semanas, a gasolina se mostrava mais vantajosa em todas as 27 UFs. No entanto, na semana passada, isso foi observado em 25 UFs.
Ainda assim, vale destacar que os motoristas que gostam de abastecer o veículo com o etanol hidratado devem deixá-lo de lado, pelo menos por enquanto, caso desejem um melhor custo-benefício.
Em síntese, o valor do etanol deve ser igual ou inferior a 70% do preço da gasolina para que o seu custo-benefício seja maior que o do seu concorrente nas bombas. Caso o resultado da equação supere essa marca, os motoristas devem optar pela gasolina, pois ela oferecerá um rendimento melhor ao veículo.
Na semana passada, 25 das 27 UFs tiveram taxas superiores a 70%. Isso quer dizer que a gasolina foi mais vantajosa que o etanol em praticamente todo o país. As únicas exceções foram Mato Grosso e Amazonas.
No estado do Centro-Oeste, o preço médio do etanol foi de R$ 3,28, enquanto a gasolina custou R$ 4,98. Já no estado nortista, os valores médios foram de R$ 3,89 e R$ 5,58, respectivamente. Com isso, o biocombustível foi mais vantajoso que a gasolina para os motoristas destes estados.
Veja abaixo os menores percentuais entre as UFs do país.
Embora essas tenham sido as menores taxas registradas entre as UFs, apenas duas delas ficaram abaixo de 70%, ou seja, tiveram um etanol mais vantajoso que a gasolina.
Em síntese, os motoristas do país precisam realizar um cálculo para saber se a gasolina é mais vantajosa que o etanol, e vice-versa. Esse cálculo se refere à conhecida relação dos 70%, que sempre deve ser levada em consideração pelos motoristas antes de optar por algum destes combustíveis.
Especialistas explicam que um litro de etanol equivale a cerca de 70% do litro da gasolina, ao menos em termos de conteúdo energético. Isso quer dizer que o preço do etanol deve ser igual ou menor que 70% do preço da gasolina para oferecer melhor custo-benefício aos motoristas.
Seja como for, o mais importante é buscar alternativas para os altos preços. Caso ambos os combustíveis estejam custando mais do que o motorista pode pagar, a opção é deixar o veículo em casa e utilizar o transporte público.