O Auxílio-Gás representa um benefício providenciado pelo Governo Federal com o propósito de auxiliar as famílias de baixa renda a mitigar os encargos associados ao gás de cozinha. O repasse de valores alivia as pressões sobre o orçamento dos cidadãos brasileiros.
Nesses últimos dias, foi noticiada a liberação das formas de verificação quanto à disponibilidade deste benefício para o mês de outubro. Portanto, os beneficiários do Auxílio-Gás já conseguem visualizar se receberão o dinheiro ou não no mês que vem, bem como se há pendências ou algum requisito a ser cumprido.
Este benefício, também denominado Vale-Gás, foi instituído em 2021 durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro. Entretanto, foi no mesmo ano que ele se incorporou ao Bolsa Família, reestruturado em março sob a liderança do Presidente Lula.
Trata-se de um dos benefícios mais relevantes para a população do Brasil, uma vez que o gás de cozinha corresponde a uma parcela substancial do orçamento dos brasileiros.
Tanto por isso, o Auxílio-Gás é destinado às famílias que estão registradas no Cadastro Único e cuja renda familiar mensal é igual ou inferior a meio salário-mínimo por pessoa. É importante ressaltar que este benefício pode ser acumulado com outros auxílios, como o Bolsa Família.
Contudo, é fundamental destacar que nem todos os inscritos no Bolsa Família receberão automaticamente o Vale-Gás. Conforme o Governo Federal, a oferta do benefício segue a seguinte ordem de prioridade:
Esta abordagem visa direcionar o repasse para as famílias que mais necessitam, com base em critérios específicos estabelecidos pelo Governo Federal.
As famílias que são beneficiárias do Auxílio-Gás recebem o dinheiro a cada dois meses, sendo que o último pagamento ocorreu em agosto. Então, por conseguinte, o próximo está programado para outubro, com um valor de R$ 112.
Para verificar se você é um beneficiário e acessar as informações do Auxílio-Gás, existem diversas maneiras disponíveis:
Utilizando uma destas opções, você poderá verificar se tem direito ao benefício do Auxílio-Gás. Ademais, também poderá consultar as datas de pagamento e obter outras informações relevantes para garantir o acesso a esse auxílio importante para as famílias de baixa renda.
Conforme já citado, o Auxílio-Gás, por ser bimestral, não terá o valor repassado neste mês de setembro. Isso porque já foi creditado em agosto, tendo sua próxima parcela programada para outubro. No entanto, já foi liberado o cronograma de pagamento do Bolsa Família, que cai sempre nos mesmos dias conforme o último dígito do NIS.