Para os idosos, a aposentadoria muitas vezes é a única fonte de renda formal. Entretanto, com a terceira idade representando uma boa parcela dos endividados no Brasil, a preocupação de não receber o direito é iminente. Então, será que nome sujo impede aposentadoria?
Estar inadimplente, sem crédito na praça, pode trazer muita dor de cabeça, principalmente, quando se chega à terceira idade. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), uma das maiores taxas de inadimplência foi conferida entre os mais velhos. Não é à toa que a dúvida se nome sujo impede aposentadoria é tão recorrente e relevante.
Leia mais: Vai pedir APOSENTADORIA? Saiba os ERROS que você precisa evitar
O INSS – responsável pelo pagamento da aposentadoria – não pode negativar o aposentado, desde que a quitação do débito aconteça. Por outro lado, a empresa ou as empresas pelas quais o servidor passou ao longo de sua vida são responsáveis pela quitação da previdência. Assim, o trabalhador precisará comprovar todas as suas contribuições através da carteira de trabalho e contracheques, indispensável para a aposentadoria.
Mas, o benefício pode ser prejudicado, caso o banco decida descontar a dívida no valor da aposentadoria do inadimplente. Esses casos não são tão incomuns, visto que muitos são feitos de forma ilegal, pois há a necessidade do desconto ser liberado por um contrato. O que faz, por conseguinte, o nome sujo prejudicar, sim, a aposentadoria.
Idosos que já estejam perto de se aposentarem e queiram evitar problemas, podem consultar se seu nome está sujo. Geralmente, antes de entrarem no estado de inadimplência, os credores encaminham avisos sobre os débitos.
Dessa forma, se o consumidor não quitar sua dívida no prazo estipulado no aviso, o caso é encaminhado para instituições de proteção de crédito. E para verificar se está negativado, basta que o consumidor consulte seu CPF nessas instituições – como o Serasa ou SPC.
Existem alguns tipos de aposentadoria para qual o servidor pode dar entrada, sendo estas:
O processo, contudo, entre outras formas, poderá ser feito pela internet de forma prática. Para fazer a solicitação é preciso entrar no site do INSS, fazer um login e selecionar a opção de pedir aposentadoria seguindo da modalidade desejada.
O trabalhador, portanto, precisará se enquadrar nos critérios de cada modalidade e responder um questionário sobre o próprio trabalhador. Depois disso, basta aguardar pela resposta.
Todavia, para ter melhores chances de ser aprovado no benefício previdenciário, o trabalhador pode contratar um advogado especialista. Ele avaliará a situação do requerente, bem como reunir todos os documentos necessários que impulsionam as chances de aceitação.