Normalmente, bancos e instituições financeiras consultam o histórico financeiro e o score do consumidor para liberar algum serviço. Essa análise funciona como uma prevenção ao risco de inadimplência por parte do cidadão.
A pontuação é um indicativo importante para a liberação de produtos financeiros, isso porque, quanto maior o score do consumidor mais confiável ele será. Assim, caso esteja com restrições, saiba como tirar o seu nome do vermelho.
Para obter a pontuação, são utilizadas informações como a renda e gasto mensal, pagamento de dívida, entre outros dados financeiros. Com isso, o consumidor pode obter um score de 1 a 1.000. Em razão disso, é possível classificar entre baixo, que é de 0 a 30, a muito bom, de 701 a 1.000.
Em suma, quanto mais altos os números, menor é a possibilidade de não realizar o pagamento de suas contas. Todavia, caso o cidadão esteja com o nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa, será necessário regularizar a situação antes de solicitar um serviço de crédito.
Consumidores que estão com o nome sujo podem negociar suas dívidas e sair do vermelho. A Serasa está promovendo mais uma edição do Feirão Limpa Nome, que oferece descontos de até 99% para pagamento de débitos em várias empresas parceiras.
Desta vez, a campanha está contando com a participação de mais de 250 empresas, entre bancos, varejistas, entre outros setores. Dentre elas estão: Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Banco BV, Riachuelo, Magazine Luiza, Claro, Tim, Vivo, Havan e Sky.
Os endividados poderão negociar suas dívidas pela internet de forma prática, além disso, a novidade da vez é a quitação do débito através do Pix. Quem optar por este serviço terá o CPF retirado do órgão de proteção ao crédito em até 24 horas.
De acordo com a Serasa, o Feirão Limpa Nome ficará aberto até o dia 05 de dezembro de 2022, prevendo negociações em mais de 260 empresas. O procedimento pode ser realizado em poucos passos. Veja como abaixo:
Por fim, cabe salientar que as negociações poderão ser feitas durante todo o período da campanha. Caso a empresa com a qual você tenha alguma dívida não esteja na lista da Serasa, consulte outro dia para verificar se já foi incluída. A lista será atualizada com frequência.