Os repasses do Bolsa Família do mês de junho do Bolsa Família começarão amanhã, segunda-feira (17). No entanto, neste mês, alguns beneficiários receberão um valor a mais: R$ 102 referentes ao pagamento do auxílio gás.
Os primeiros beneficiários que receberão são aqueles com o NIS (Número de Identificação Social) 1. No entanto, é preciso ressaltar que em junho, mais de 20 milhões de núcleos familiares recebem os valores do Bolsa Família, mas nem todos receberão o auxílio gás.
Recebe o benefício quem estiver inscrito no CadÚnico, cumprindo os seguintes requisitos:
Para selecionar as famílias para receber o auxílio-gás, o governo determina uma sucessividade de beneficiários de acordo com os requisitos abaixo:
O MDS faz uma revisão cadastral e de elegibilidade bimestralmente. Assim, existe a possibilidade de as famílias que anteriormente foram aprovadas para receber o benefício possam sofrer bloqueios, suspensões ou mesmo cancelamentos. Isso acontece quando há inconsistência de informações ou quando o núcleo familiar deixa de se enquadrar dentro dos critérios do programa.
O beneficiário tem, no máximo, seis meses ou mesmo 180 dias para o saque do benefício, contando da data em que o valor foi disponibilizado na conta. Se o dinheiro não for resgatado, retorna para o governo.
Para saber se o número do seu CPF consta na lista de pessoas elegíveis para o recebimento do auxílio gás e do Bolsa Família, basta fazer a consulta simples e prática oferecida pelo governo. Isso acontece por meio do aplicativo Bolsa Família. Ressaltando que o app está disponível para download nos sistemas Android e iOS.
De acordo com informações do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), paga-se o benefício nos 10 últimos dias úteis dos meses, de maneira escalonada. No entanto, dezembro é exceção, pois o calendário se antecipa.