Empreendedorismo

Nicho de Mercado – Valor e Preço

Para o empreendedor se tornar líder de determinado nicho de mercado é fundamental analisar as estratégias que geram valor ao produto, para que não precise baixar o preço. Veja!

Nichos de mercado e datas comemorativas

Alguns nichos de mercado permitem que a empresa direcione ações para as diversas ocasiões. Sendo uma oportunidade de aumentar as vendas e tornar a marca conhecida. Isso porque alguns produtos são implícitos a determinadas datas e épocas do ano.

Por exemplo, uma empresa que vende chocolates tende a aumentar muito as suas vendas em épocas comemorativas, como Dia dos Namorados ou Dia das Mães. Tal como ocorre no Natal para empresas que produzem e vendem panetones, por exemplo.

Desenvolvimento e estratégias de liderança

Sendo assim, essas épocas podem ser pontos importantes de desenvolvimento de uma marca. Por isso, é importante que a empresa viabilize custos determinados para esses momentos.

Já que o cliente está mais sugestionável a sua compra. Ao passo que se torne um diferencial de mercado comparando a própria precificação. Ainda assim, dentro de um nicho de mercado, se tornar um diferencial é uma forma de viabilizar estratégias de liderança.

Valor do produto para viabilizar o preço

No entanto, muitas pequenas empresas acabam falhando nesse processo, se apenas diminui o preço do seu produto, quando na verdade, a estratégia funciona de forma oposta.

Sendo muito viável que a empresa aumente o valor do seu produto no mercado, para que sua precificação não fique menor. Haja vista que quando o cliente entende o real significado de um produto, e a melhoria que aquilo traz para a sua vida, ele acaba aceitando o preço que a empresa determina.

Atração de clientes e valorização da empresa

Ainda assim, diminuir o preço pode até ser muito viável em certos momentos para atrair visitantes. Porém, é muito importante que a empresa tome sempre cuidado com a sua precificação.

Já que, por muitas vezes, a empresa pode informar ao cliente que aquele produto não tem valor ao deixar o preço baixo. Por isso, as estratégias de marketing digital, juntamente com estratégias em lojas físicas, são formas de mostrar ao cliente o quanto vale o seu produto. Assim, a sua marca fica conhecida e valorizada, bem como seu espaço no nicho de mercado aumenta.