Para atuar através de um nicho de mercado você deve escolher um nicho de mercado que tem a ver com a sua ideia de negócio e seus objetivos.
Dessa forma, é necessário se empenhar na entrega de valor para que possa entregar o diferencial que diz respeito ao mercado. Assim sendo, a diferenciação de um empreendimento de nicho é a ligação entre você e o mercado atual.
Por isso, é fundamental que utilize o princípio hedgehog. Segundo o hedgehog, alguns pontos são os pilares para que possa ser um diferencial dentro de um nicho de mercado.
Encontre algo que seja uma paixão na sua vida (algo no qual você trabalharia de graça).
No entanto, não é de graça. Por isso, o segundo ponto do hedgehog é que essa paixão seja algo que possa ser monetizado.
Assim sendo, o terceiro ponto se refere a algo que te faça o melhor dentro da sua escolha. Contudo, se seguir os pontos mencionados anteriormente, esse terceiro pilar será uma consequência.
Ao se basear nesses pilares, fica mais fácil encontrar um nicho adequado para você. Assim sendo, se manterá mais motivado para que possa alinhar suas expectativas e planejamentos.
Dessa forma, suas habilidades e conhecimentos podem amparar a sua oportunidade de negócio.
Somente através de um nicho de mercado que tenha a ver com os seus gostos é que é poderá desempenhar melhor do que os concorrentes. Assim sendo, poderá oferecer algo adicional, destacando o seu negócio quando comparado a um mercado de massa.
Dessa forma, a sua chance de sucesso através de um nicho de mercado aumenta, ao passo que o seu interesse em ser um diferencial agrega valor implícito ao seu negócio.