A Netflix, plataforma de streaming de filmes e séries mais popular no Brasil, obteve no primeiro trimestre do ano, uma queda de 18% em seu lucro, na comparação com 2022. A organização teve um rendimento no período de cerca de US$1,3 bilhão. As informações foram divulgadas pela empresa na última terça-feira (18/04).
Todavia, em relação ao lucro líquido por ação da Netflix, houve uma queda expressiva, ele passou de US$3,53 no primeiro trimestre de 2022, para US$2,88 nos três primeiros meses de 2023. Todavia, deve-se observar que a receita da empresa apresentou números positivos, com uma alta de 3,7% no período.
Analogamente, a companhia entre os meses de janeiro a março, teve uma receita total de US$8,16 bilhão. Durante este tempo, a Netflix conquistou mais de 1,75 milhão de assinantes em todo o mundo. Até o fim de março de 2023, a plataforma de streaming possuía 232,5 milhões de contas ativas ao redor do globo.
A empresa enviou uma carta contendo informações referentes aos resultados financeiros do primeiro trimestre e afirmou que estava satisfeita com os resultados obtidos em países como o Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha, regiões onde houveram um aumento exponencial de assinaturas no período.
Os resultados obtidos pela empresa na América Latina não foram tão bons. De fato, houve um crescimento no número de cancelamentos do serviço de streaming da companhia. A queda dos resultados da Netflix no continente se deve ao novo recurso apresentado que impede o compartilhamento de senhas da plataforma.
Analogamente, a empresa estima que no momento em que os usuários do streaming passarem a utilizar suas próprias contas, e os clientes mais antigos adicionarem contas de membros extras, haja um aumento na compra do serviço e, consequentemente, uma alta na receita da organização.
A princípio, a Netflix deverá estabelecer o bloqueio relacionado ao compartilhamento de senhas de sua plataforma para outros países no meio do ano. Entre os meses de abril e junho, a empresa fez uma estimativa na qual prevê um lucro líquido no período, de cerca de US$1,44 bilhão, o mesmo de 2022.
Desse modo, a Netflix também espera uma receita maior, com uma projeção para o período, de US$8,24 bilhões. Estes resultados colocam a empresa como uma das maiores plataformas de serviços de streaming de séries e filmes. O número de usuários da empresa vem crescendo bastante com bons resultados financeiros.
A Netflix fez um anúncio no qual tratou de algumas novidades relativas ao serviço oferecido para seus usuários. A empresa passará a oferecer a seus clientes, uma resolução de 1080p (Full HD) em seu plano básico com anúncios. Atualmente, quem adquirir este serviço, tem uma entrega de apenas 720p.
Esta alteração, fará com que o serviço de streaming oferecido pela companhia, tenha um grande salto de qualidade. A Netflix afirmou que não irá cobrar pela nova atualização. Os usuários poderão assistir a filmes e séries com uma ótima resolução. A plataforma aumentará as transmissões simultâneas de uma para duas.
Vale ressaltar que no ano passado, a empresa oferecia a seus clientes do plano básico, o máximo de 480p de resolução. A princípio, apenas o Canadá e a Espanha serão contemplados com a novidade. De acordo com a Netflix, outros países poderão ter essa melhoria nos serviços de streaming nas próximas semanas.
Entre os países que terão esse aprimoramento na resolução no plano básico da Netflix, estão o Brasil, Estados Unidos, Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Austrália, Coréia do Sul, Japão, e México. Aliás, esse tipo de plano foi lançado pela empresa em novembro de 2022. Novos e antigos usuários terão o benefício.
Em síntese, o plano básico da Netflix consiste em um serviço de streaming com propagandas, que aparecem antes e durante a exibição de filmes e séries. O valor para a sua aquisição no Brasil é de R$18,90 por mês. É preciso observar que nessa modalidade de serviço, não se exibe algumas séries e filmes.
De acordo com o relatório financeiro exibido pela Netflix, o seu plano básico com anúncios, traz uma maior receita para a empresa, do que o plano padrão. Em suma, com o aumento da resolução de seus vídeos, espera-se que haja uma maior adesão de usuários na modalidade, que possui um ótimo custo benefício.