Imagine a seguinte situação: você chega do trabalho, entra na sua casa, senta na poltrona e liga a TV para acompanhar a sua série preferida na Netflix. Esta é a rotina de milhões de brasileiros ao redor do país. Contudo, alguns deles estão sendo surpreendidos, porque logo na hora de clicar o play, aparece a mensagem “esta tv não faz parte da sua residência”.
O que fazer quando esta mensagem aparece? O que você fez de errado? Este é um procedimento padrão da Netflix? Em primeiro lugar, é importante não entrar em pânico, porque na grande maioria dos casos, este é um problema que pode ser resolvido sem maiores contratempos.
De acordo com a Netflix, esta mensagem aparece quando o streaming não consegue associar a sua TV à sua residência. “Caso tenha acessado a Netflix em um aparelho que não faz parte da sua residência Netflix, talvez seja necessário verificá-lo antes de assistir à Netflix”, diz a empresa através do seu site oficial. Através do endereço IP da sua conexão Wifi, a empresa consegue saber se você está na sua casa ou não.
O fato é que este é mais um passo que está sendo dado pela empresa na sua luta contra o compartilhamento de senhas. Depois do banimento deste processo, a Netflix começou a notificar as chamadas entradas indevidas com este aviso.
O problema em questão pode ser corrigido no próprio site. Junto com a mensagem, é possível identificar três opções de resolução do problema:
O usuário pode definir ou atualizar a sua residência da Netflix seguindo os passos abaixo:
Se você está viajando e precisa assistir a netflix em um hotel, por exemplo, pode seguir os passos abaixo:
Se você nunca definiu a sua residência Netflix, saiba que o streaming faz isso de maneira automática. “Se não houver uma residência Netflix, definiremos automaticamente uma com base no endereço IP, nos IDs de aparelhos e nas atividades da conta. Você pode alterar sua residência Netflix quando quiser usando uma TV conectada à internet”, diz a empresa.
“Usamos informações como endereços IP, IDs de aparelhos e atividade da conta para determinar se um aparelho conectado à conta faz parte da sua residência Netflix.”
De acordo com informações da própria empresa, se você não tem uma TV, ou se não usa um televisor para assistir o catálogo, então não há motivos para atualizar ou definir o seu endereço. Como estamos falando de um dispositivo móvel, não haverá possibilidade de sua programação ser interrompida.