Empreendedorismo

Negócios pequenos mas com alto rendimento

A maioria dos negócios começam pequenos e se tornam de alto rendimento, com o passar do tempo. Muitas histórias de sucesso existentes no mercado são prova de que é possível. Por isso que hoje, nós vamos indicar como montar um negócio pequeno e ter grande lucratividade.

Negócios pequenos mas com alto rendimento — Reprodução Canva

Como montar um negócio pequeno mas com alto rendimento?

Na sequência apresentaremos algumas sugestões para montar um negócio pequeno mas com alto rendimento.

1º. Pesquise a necessidade do ramo de negócio na região de atuação

Onde você pretende abrir o seu negócio? Avalie bem a região de atuação, quais são as necessidades da empresa que irão atender as perspectivas de mercado. Verifique os ramos de atuação que ainda estão em falta no local. Converse com as pessoas do local e procure responder para você mesmo:

  • Há a necessidade dos seus produtos ou serviços no local?
  • Quem irá precisar deles?
  • Existem outras empresas que oferecem os mesmos produtos e serviços ou semelhantes?
  • Como é a concorrência no local?
  • Como o ramo de negócio que você deseja abrir irá se encaixar no mercado?

2º. Construa um Plano de Negócios completo para direcionar as suas ações

O Plano de Negócios pode indicar todas suas ações, desde o sonho do negócio próprio até se tornar realidade, além das prospecções de crescimento. Assim, procure adequar o seu Plano de Negócios ao empreendimento que deseja tornar realidade, e faça as adequações necessárias.

Além disso, se você for procurar um investidor ou necessitar de um empréstimo bancário para começar, é preciso que você tenha este plano bem definido.

3º. Faça testes e validações para a sua ideia de negócio

Observe qual será o nível de aceitação dos possíveis clientes considerando o produto ou serviço oferecido e, assim, você vai perceber se vale a pena o investimento.

Avalie o seu negócio respondendo às seguintes perguntas para você mesmo e, se você não souber, investigue com os possíveis consumidores:

  • O produto que ofereço é inovador? Meus clientes precisam deste produto?
  • Qual é a reação dos meus futuros clientes quando falo sobre o produto que estou oferecendo?

Faça uma definição do diferencial do seu produto, que possa conquistar o seu público-alvo.

4º. Tenha parceiros de negócios que ajudarão a ganhar mercado

Os parceiros de negócios atuam para se complementar na venda dos produtos. Sendo assim, procure por parceiros que possam contribuir para a sua empresa, da mesma maneira que o seu negócio possa ajudar no crescimento do parceiro.

Os parceiros podem ser outros empreendedores ou investidores. Um exemplo de parceria é você comercializar suplementos alimentares e estabelecer parcerias com academias esportivas.

5º. Faça um planejamento de suas finanças

Planeje as suas finanças para montar um negócio pequeno. Organize os custos envolvidos, bem como dos valores que você dispõe para tanto, ou que pretende levantar para iniciar o seu negócio.

Se você não tem dinheiro suficiente para abrir o seu negócio é possível que você recorra a várias maneiras para financiar. Entre elas:

  • Financiamento bancário
  • Subsídios para pequenas empresas
  • Investidores-anjos
  • Financiamento colaborativo

6º. Faça uma busca pelo espaço físico ideal para instalar o seu negócio

Dependendo do ramo em que você pretende atuar, é que será definido o espaço físico ideal para instalar o seu negócio. Assim, pode ser na sala de sua casa, uma loja física, um escritório compartilhado, uma sala comercial, entre tantos outros locais.

Mas, atenção: avalie se o local escolhido comporta o negócio que você está propondo, e se é possível funcionar aquele tipo de negócio naquele espaço dentro da legislação do município.

7º. Monte o negócio e prepare seus colaboradores para trabalhar

Determine quantas pessoas você irá precisar para atender no seu negócio de forma eficiente, faça a contratação e estipule as funções que cada um irá desempenhar no negócio. É uma forma de organizar o negócio.

Mas, se você não precisar contratar nenhum colaborador, verifique se é necessário terceirizar alguns serviços, ou trabalhar sozinho.

Ainda você pode optar por ter pessoas da família ajudando no negócio inicialmente, e assim, é preciso treiná-los para desempenhar o trabalho de forma satisfatória.

Veja: é um processo um tanto complicado, mas é totalmente possível, pois para ter lucratividade é preciso ter determinação e dedicação ao negócio. 

Por fim, não esqueça também de formalizar a sua empresa legalmente e, assim, evitar complicações com a Receita Federal e os órgãos de fiscalização municipais, estaduais e federais.

Com todas as informações que você obteve aqui hoje, com certeza sairá com as ideias arejadas e com boas perspectivas para abrir um negócio pequeno mas com alto rendimento e excelentes resultados! Desejamos boa sorte em seu caminho!