Você costuma dizer “não tenho vontade de estudar” com muita frequência? Sente que essa falta de interesse tem prejudicado o seu desenvolvimento acadêmico e estudantil de forma geral? Então venha conosco explorar algumas ações que podem ajudá-lo a enfrentar esse desafio.
A falta de vontade de estudar é muito presente na rotina de muitas pessoas. Há quem nunca sentiu desejo por estudar de fato, e acaba concluindo as demandas escolares por “obrigação”. Porém, existem ações que, em alguns casos, podem gerar mais prazer na hora de aprender algo novo. Veja algumas considerações que podem ajudá-lo:
Às vezes, o motivo pelo qual você diz “Não tenho vontade de estudar” está mais associado com o fato de você usar um método que não agrada você, do que outra coisa. Por exemplo, apenas ler um livro, de forma monótona e sem interagir de modo algum com o que está sendo lido, pode ser um problema. Portanto, experimentar algo mais prático, como responder simulados, escrever um mapa mental, entre outras ações, pode ser mais efetivo.
Cuidado com o acúmulo de tarefas! Experimente criar um cronograma que seja mais leve. Por exemplo, ao invés de estudar 6 horas seguidas no fim de semana, que tal criar uma estratégia de estudar 30 minutos, todos os dias? Assim, a carga de conteúdo estudado tende a ser menor, além de que, dessa forma, as chances de você manter a concentração por mais tempo é maior.
As suas anotações podem ajudá-lo a estudar em diversos momentos do dia, sem que seja necessário parar o tempo todo para ler e reler as coisas. Isto é, você pode ter os seus 30 minutos de estudo e depois fazer anotações de tudo o que você acha mais importante do que foi lido e visto. Depois, deixe essas anotações em um mural no seu quarto, pendurado na geladeira, etc. Assim, sempre que você passar nesses locais, poderá ler as anotações e estará, de certa forma, estudando também.
Use estímulos mais ativos, como os vídeos, para complementar seus estudos. Se você se sente cansado de ler sobre algo, dê uma breve pausa e assista a um vídeo sobre o tema. Isso pode ajudá-lo.
Conversar com os colegas de turma, especialmente os que são seus amigos, pode ser uma boa ideia. Assim, além de ser um momento de interação com as pessoas que você gosta, ainda por cima vocês estarão revendo os conteúdos e estudando um pouco mais.
Entender os motivos pelos quais você diz “Não tenho vontade de estudar” também é um bom caminho. Às vezes, a questão de falta de vontade pode ser sintoma de que algo não está emocionalmente bem, e vale a pena ser ouvido. Por isso, a psicoterapia pode ser uma aliada do estudante nesse sentido. Pense nessa possibilidade e invista em autoconhecimento e saúde mental nesses momentos!