A Volkswagen se destaca como uma das principais fabricantes de automóveis globalmente. No Brasil, por exemplo, a marca goza de grande popularidade entre os consumidores, evidenciada pela presença frequente de seus modelos pelas ruas. Entretanto, apesar da alta estima pelos veículos da montadora, um carro popular muito amado acabou encontrando um triste destino após ser superado pelo concorrente da Renault, o Kwid.
O veículo em questão é o Volkswagen Up!. Assim, apesar de possuir um projeto mais moderno e uma construção de qualidade superior quando comparado ao Gol, acabou sofrendo com um preço mais elevado. Além da competição interna com o próprio Gol, o hatch também enfrentou a concorrência dos rivais Fiat Mobi e Renault Kwid, ambos oferecendo preços mais acessíveis.
Diante dessa situação, a produção do Up! no Brasil durou apenas 7 anos, de 2014 a 2021. O modelo foi descontinuado antes mesmo do Gol, cuja fabricação foi encerrada apenas no final de 2022, inclusive com uma edição especial de despedida.
Vale ressaltar que as versões equipadas com o motor 1.0 TSI, com turbo e injeção direta, conseguiram conquistar um público entusiasta. O motivo? Essa versão proporcionava um desempenho excepcional para o pequeno Volkswagen, que não conseguiu competir com o Renault Kwid.
O Renault Kwid é um crossover citadino produzido pela montadora francesa Renault, inicialmente destinado ao mercado indiano e lançado em 2015. É um hatchback de 5 lugares, disponível em 7 variantes, com uma faixa de preço de Rs. 4,70 – 6,33 Lakh*.
O Kwid está equipado com um sistema de infoentretenimento com tela sensível ao toque de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay. Ademais, o banco do motorista ajustável em 4 direções e rodas pretas de 14 polegadas.
Ele também recebe entrada sem chave, AC manual e ORVMs elétricos. Os recursos de segurança incluem programa eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em subidas (HSA), sistema de controle de tração (TCS) e sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS).
Outros recursos de segurança incluem airbags dianteiros duplos, ABS com EBD e sensores de estacionamento traseiros. O modelo da Renault destaca-se pelo design inspirado nos SUV, com uma elevada distância ao solo.
O Kwid está disponível em 9 variantes, com um motor de 999 cc e uma caixa manual de 5 velocidades ou uma unidade AMT. As opções de motor para o facelift do Kwid incluem um motor a gasolina de três cilindros de 0,8 litros e um motor a gasolina de três cilindros de 1,0 litro. O primeiro é ajustado para produzir 53bhp e 72Nm, enquanto o último produz 67bhp e 91Nm. O Renault Kwid compete com o Maruti Suzuki S-Presso e o Maruti Suzuki Alto.
É importante recordar que o Renault Kwid está no mercado valendo a partir de R$ 68.990, tornando-se o veículo mais acessível no Brasil atualmente. Com o programa de incentivo do Governo Federal para carros populares, o modelo teve um desconto de R$ 10 mil, estando disponível por R$ 58.990.
Os principais concorrentes do Renault Kwid atualmente no Brasil são o Fiat Mobi e o Chery QQ, ambos também carros populares e com preços mais acessíveis. O Fiat Mobi é um dos carros mais baratos do mercado brasileiro e tem um preço similar ao do Kwid.
Já o Chery QQ é um pouco mais barato que o Kwid e o Mobi, mas não é tão popular no mercado brasileiro. Em geral, o Kwid, Mobi e QQ são considerados os carros populares mais baratos do Brasil e são concorrentes diretos no segmento de hatches subcompactos.