Página PrincipalNão sou do Rio Grande do Sul. Vou poder antecipar o Bolsa Família?
Benefícios Sociais
Não sou do Rio Grande do Sul. Vou poder antecipar o Bolsa Família?
Nesta semana, o governo federal confirmou oficialmente que vai antecipar os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. previsto para ser retomado no próximo dia 17 de maio. Este é considerado o maior programa de transferência de renda do país, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
As antecipações do Bolsa Família, no entanto, não serão válidas para todos os usuários do programa. A ideia geral é atender apenas as pessoas que residem em cidades que se encontram em situação de emergência reconhecida pelo governo federal. Neste caso, os saldos serão liberados já no próximo dia 17, independente do final do NIS.
Não moro no Rio Grande do Sul
Mas o que acontece com as pessoas que não residem no Rio Grande do Sul? De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, usuários que residem em outros estados também poderão ter o benefício antecipado. Entretanto, será preciso que a sua cidade também esteja em situação de emergência.
O Rio Grande do Sul não é o único estado que conta com cidades em situação de emergência. Por todo o Brasil, é comum o registro de municípios que estão nesta condição seja por causa das fortes chuvas, ou mesmo em decorrência de longos períodos de estiagem.
Note que para receber a antecipação, a sua cidade precisa ter o conceito de emergência reconhecido pelo governo federal, e não apenas pelo seu governo do estado. Em todos os casos, não é preciso realizar a solicitação da antecipação.
Cidades em situação de emergência
Mais de dois terços das cidades do Rio Grande do Sul estão com a situação de emergência decretada pelo governo federal. Em todos estes municípios, haverá uma antecipação dos pagamentos do Bolsa Família neste mês de maio.
Na lista abaixo, você pode conferir as cidades gaúchas que já tiveram o decreto de emergência reconhecido pelo governo federal: