Será que não receber a restituição do Imposto de Renda significa que você caiu na malha fina? Não necessariamente. Muitas pessoas acreditam que ainda não receberam a restituição, mesmo tendo direito, por conta de alguma inconsistência na Declaração, mas, isso nem sempre é uma verdade.
Para entender melhor esse assunto, não deixe de conferir o guia que preparamos para tirar as suas dúvidas. Continue lendo.
Afinal, não receber a restituição do Imposto de Renda significa que você caiu na malha fina?
Como mencionamos acima, não necessariamente, mas, pode significar também. Acontece que quando uma Declaração cai na malha fina, ocorre de a pessoa ter a sua restituição retida, até que toda a situação seja avaliada.
Porém, às vezes, é possível que você receba a restituição no próximo lote, bem como seus dados para recebimento podem ter sido preenchidos equivocadamente. Por isso, o mais prudente é acessar o sistema da Receita Federal a fim de verificar se, de fato, trata-se de um caso de malha fina ou não.
Embora nem sempre a falta de recebimento da restituição esteja associada à malha fina, é muito importante averiguar a situação para saber o que pode estar acontecendo.
Para isso, você pode seguir o passo a passo abaixo:
Caso você esteja na malha fina, também poderá averiguar o motivo pelo qual isso aconteceu. Às vezes, trata-se apenas de um pequeno erro de digitação que precisa ser corrigido. Nesse caso, você pode fazer uma declaração retificadora para regularizar a situação.
Entretanto, é importante lembrar que se você fizer uma declaração retificadora, automaticamente irá para o fim da fila de pagamentos. Isso quer dizer que você receberá a sua restituição mais tarde do que imaginava.
A boa notícia é que a restituição é paga sempre com a correção de juros necessária, o que garante que o seu dinheiro não estará sendo desvalorizado enquanto você aguarda o pagamento.
Na realidade, depende da situação, mas, de modo geral, o contribuinte apenas precisa corrigir possíveis equívocos ou apresentar documentos que comprovem que as informações que ele apresentou são realmente verdadeiras.
Apesar de muitas pessoas terem medo da malha fina, essa situação apenas garante que a declaração seja feita corretamente, corrigindo possíveis equívocos e garantindo que o contribuinte só pague de imposto aquilo que ele realmente deve.