Motorista, não perca a data da parcela do IPVA 2023. Se você quer ficar por dentro do cronograma das parcelas deste imposto bastante importante, veja logo abaixo qual é a data certa para realizar o pagamento e começar o orçamento deste ano com o pé direito.
Para você que optou realizar o pagamento do IPVA parcelado, saiba que a segunda parcela vencerá em breve para os carros com placa que terminam com dígitos 0 ou 1.
O pagamento parcelado do IPVA é um direito fornecido pelo próprio Detran. Isso serve para aquelas pessoas que não têm condição de pagar a cota única do IPVA, logo no primeiro mês do ano.
Vale dizer que para quem conseguiu realizar o pagamento da cota única, teve um desconto de cerca de 3%.
Como você já sabe, a primeira parcela do IPVA já passou da data de vencimento. Sendo assim, já é esperado o pagamento da segunda. Por isso, é importante que você esteja atento. Assim, confira se você realizou o pagamento da primeira parcela. Se ainda está em débito, saiba que a quitação após o vencimento acarreta em juros, e isso, pode descontrolar o seu orçamento.
Vale lembrar que efetuar o pagamento das parcelas é dever do motorista. E só com a quitação, é possível renovar tanto o seu certificado de registro quanto, o licenciamento do seu veículo. Caso contrário, você não poderá circular com o seu carro legalmente.
Ainda sobre o parcelamento, saiba que a data de vencimento, varia de estado para estado. Por exemplo, em São Paulo, o prazo final para quitação da segunda parcela é no dia 11 de fevereiro, para as placas com final 1. Além disso, o pagamento da cota única também ocorre nessa data, mas sem o oferecimento do desconto.
Então, para que você não perca a data, acompanhe logo abaixo, as informações complementares a respeito do cronograma do vencimento da segunda parcela do IPVA. Além disso, confira como você pode imprimir paga pagar o boleto.
Continuando, se você quer ficar por dentro das datas do vencimento da parcela do IPVA de 2023, veja abaixo um cronograma simplificado de quais são os prazos finais. Assim, pode realizar o pagamento sem ter dor de cabeça.
Novamente, para o estado de São Paulo, e como dito anteriormente, o prazo final para pagamento da segunda parcela é para o dia 11 de fevereiro, para placa final 1. Enquanto, para quem é proprietário de veículos com dígito final 2 da placa, o vencimento será no dia 12 de fevereiro. E assim, por diante.
Isso acontece até chegar no veículo de placa final zero, cujo pagamento deverá ser efetuado até o dia 24 de fevereiro, quando vence a parcela. Lembrando que essas datas se referem apenas ao pagamento da segunda parcela do IPVA. É importante ter atenção as datas finais das outras parcelas.
Para que você consiga realizar o pagamento da parcela do IPVA, primeiramente, você deve acessar diretamente o site da Secretaria da Fazenda do seu estado, para fazer a consulta do valor que você deve pagar.
A princípio, isso é emergencial para aqueles que possuem o veículo de placa com dígito 1 e 2. No entanto, até os veículos com placa de final zero podem realizar esse acesso.
Então, tudo o que você precisa fazer nessa etapa é digitar o número do RENAVAM do veículo e preencher todo o que está solicitado nos campos do formulário. A partir disso, você será redirecionado para acessar o seu boleto em formato de PDF.
Para que você não perca a data do parcelamento do seu IPVA e não seja cobrado juros, você deve realizar isso o quanto antes.
Então, para efetuar o pagamento, você pode se dirigir diretamente a agência bancária dom o boleto impresso em mãos. Além disso, há outra maneira: você pode realizar o pagamento virtualmente. Para isso, acesse o internet banking.
Seguindo as datas do cronograma do vencimento da parcela do IPVA, quem deve efetuar o pagamento emergencialmente são aqueles que possuem veículo com a placa com final de dígito 1 ou 2.
No entanto, isso não impede que os proprietários de veículos de outras placas com final de dígitos diferentes, como 3 ou 7, por exemplo, possam efetuar o pagamento.
Vale ressaltar também que é importante que você não perca a data da parcela do IPVA, caso contrário, ocorrerá a cobrança de juros nas parcelas seguintes.