O Auxílio Brasil é a grande promessa do Governo Federal. O novo programa social deve substituir o Bolsa Família a partir do mês de novembro. A expectativa é que o projeto contemple mais pessoas e pague um valor maior.
Todavia, para ter acesso ao novo programa o cidadão de baixa renda deve ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) ou estar com seus dados atualizados para os Programas Sociais do Governo Federal.
O CadÚnico é um cadastro que permite que o Governo Federal saiba quais são as famílias brasileiras de baixa renda. O registro é realizado pelas prefeituras de cada cidade através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
No entanto, para conseguir fazer a inscrição no Cadastro Único, as famílias devem cumprir os seguintes requisitos:
A inscrição deve ser feita pelo responsável familiar em uma unidade do CRAS. Na ocasião, o responsável pelo núcleo terá que apresentar a documentação de cada membro da família, incluindo a sua. Vale ressalta que o sujeito deve ter no mínimo 16 anos de idade e ser preferencialmente do sexo feminino.
Será necessário ter em mãos o CPF ou Título de Eleitor, bem como a certidão de nascimento, casamento, ou outro documento oficial de cada componente da família, incluindo o comprovante de residência.
No caso de indígenas, é necessário Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI). Todavia, para participar do Auxílio Brasil, é necessário verificar se a família se encaixa nos critérios de elegibilidade do programa.