Aposto que a grande maioria das pessoas passa dias e dias sem reiniciar o celular. E você, faz parte desse grupo? Tem esse hábito e consegue se lembrar da última vez em que realizou esse procedimento com o seu dispositivo.
Ou você não tem esse costume, e acha perda de tempo?
Bem, independente de qual seja o seu perfil, recomendo a leitura do artigo até o final para ficar por dentro das questões de segurança do seu celular.
Ainda que muitos dos usuários de celular sintam-se incomodados com a Agência de Segurança Nacional (da sigla em inglês NSA – National Security Agency), porque alegam se tratar de uma forma de espionagem em seus telefones, a agência alerta para algumas dicas importantes!
E, aliás, a recomendação é bem simples, tal como enfatizamos no título deste artigo. Basta reiniciar o seu aparelho pelo menos uma vez por semana.
Não é difícil de imaginar que a grande maioria das pessoas não tem o hábito de praticar esse ritual com o celular. Afinal, todo mundo quer estar sempre o mais “online” possível, e não vê a real necessidade desse passo.
Sendo assim, a maioria das pessoas o faz apenas quando necessário para uma atualização de segurança ou do sistema operacional. Contudo, de acordo com a NSA, isso pode ser um grande erro.
A saber, em um documento que detalha várias práticas para dispositivos móveis, a NSA recomenda que os usuários de celular Android e iPhone desliguem e liguem os seus dispositivos uma vez por semana.
O objetivo é garantir proteção contra explorações de clique zero, que os invasores costumam usar para espionar e coletar dados de telefones.
Então, os usuários podem mitigar a ameaça do spear-phishing, que pode levar à instalação de spyware.
Ainda mais, a NSA também aconselha os usuários do telefone a desativar o recurso do Bluetooth quando não o usarem.
Em complemento, atualizar o dispositivo o mais rápido possível quando as atualizações do sistema operacional e dos aplicativos ficarem disponíveis e desativar os serviços de localização quando não forem necessários.
Além disso, um conselho bem importante é não usar redes Wi-Fi públicas (em especial para realizar operações bancárias).
Por fim, depois de tudo que você acompanhou ao longo do texto, e sabendo das ameaças e vulnerabilidades, não custa adotar essa prática e reiniciar o celular uma vez por semana, não é mesmo?