Não fui promovido, e agora? O que fazer diante disso?
Se você está vivendo esse tipo de frustração, saiba que você não está sozinho. Sem dúvidas, lidar com a angústia de não ter atingido esse objetivo importante é algo que pode desgastar a saúde mental em alguns casos. Porém, podemos pensar em alternativas que nos ajudem a enfrentar esse cenário de uma forma mais positiva.
Vejamos, no decorrer deste conteúdo, algumas possibilidades!
Certamente, pode ser muito doloroso se dar conta de que você não foi promovido da forma como havia sido planejado. No entanto, faz parte do processo de crescimento profissional ter que lidar com algumas frustrações de vez em quando, concorda?
Ainda assim, existem medidas que podem contribuir na hora de nos “recuperarmos” da frustração. Embora cada pessoa enfrente a situação de um modo singular, as considerações abaixo podem render alguns efeitos interessantes. Vejamos:
Querendo ou não, quando colocamos muita energia em algo, podemos vivenciar um verdadeiro luto quando percebemos que “perdemos” aquilo que queríamos. No trabalho, não é diferente.
Se você tinha o objetivo de conquistar a sua promoção e, de certa forma, batalhou muito para isso, mas, agora, está dizendo “não fui promovido”, saiba que essa fase pode ser marcada pelo luto.
Ter que reelaborar a situação, depositar energia em um novo afeto (novo objetivo) é algo que demanda tempo. Por isso, respeite o seu processo de recuperação, escutando as suas emoções e sem aquela vontade de tentar ser “extremamente forte”.
Assim que você conseguir lidar melhor com as suas emoções, tire um momento para analisar a situação de uma forma mais racional. Isto é, tente verificar o que aconteceu, o que pode ter sido deixado de lado – e era importante para o seu chefe -, quais foram os pontos que merecem melhorias, e assim por diante.
Afinal, não adianta apenas dizermos “não fui promovido” e não pensarmos nos motivos pelos quais isso pode ter acontecido, concorda?
Buscar o feedback também é importante. Agende um momento com o seu chefe e leve para ele as suas dúvidas. Se possível, apresente também tudo o que você já havia feito almejando a promoção, para deixar clara a sua pretensão para que, mais adiante, a promoção possa ocorrer.
Além do mais, essa conversa permitirá que você mesmo avalie quais são os possíveis pontos de melhoria, alinhando as expectativas com o gestor e dando passos mais assertivos depois.
Com base na sua autoanálise e no feedback recebido, considere traçar um novo plano para o seu trabalho. O que você pretende fazer a partir de agora? Quais são os passos para atingir as mudanças necessárias e, consequentemente, conquistar a sua promoção?
Crie um verdadeiro plano, que possa ser seguido em tempo hábil e que proporcione métricas de qualidade para você.
Depois, é só partir em busca de cada etapa e cada mudança, para que o momento de agora sirva de estopim para a realização dos seus sonhos. Boa sorte!