A oportunidade que muitos brasileiros aguardavam chegou! Desde esta quarta-feira, 1º de outubro, até o dia 3, um mutirão com atendimento ampliado está garantindo a emissão gratuita da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), junto a uma série de serviços gratuitamente.
Além da CIN, a comunidade agora pode esclarecer dúvidas com órgãos públicos, regularizar documentos, solicitar certidões e documentos, bem como ter acesso a orientações voltadas a mulheres e outras questões sociais, tudo em um só local e sem custo.
O mutirão é fruto da articulação entre Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Federal da 1ª Região e órgãos parceiros. Para conferir os horários, local, datas e todos os detalhes para garantir a oportunidade, continue a leitura.
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), diferentemente dos modelos anteriores, é um documento que adota o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação em todo país, eliminando duplicidades e facilitando o acesso a serviços em diferentes esferas.
Esse avanço tem como objetivo padronizar a identificação do cidadão, reduzir fraudes e simplificar processos de validação de dados, tornando a vida do usuário mais prática no contato com instituições públicas e privadas.
Para emitir a CIN no mutirão, basta apresentar a certidão de nascimento original ou, conforme situação civil, a certidão de casamento.
Para garantir atendimento, basta comparecer ao Colégio Modelo Maria José de Souza Alves entre os dias 1º e 3 de outubro, das 7h30 às 17h, em Canudos, Bahia. O atendimento está sendo realizado por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio. É imprescindível levar documento de certidão de nascimento ou casamento, conforme o caso, em via original.
Não há cobrança de taxa para emissão da CIN durante o mutirão. Equipes treinadas estão disponíveis para orientar sobre eventuais dúvidas e prestar auxílio no preenchimento de formulários, tornando o atendimento mais rápido e confortável.
Durante o mutirão realizado em conjunto pelo Tribunal de Justiça da Bahia e TRF1, em Canudos, no Nordeste baiano, o SAC Móvel amplia a oferta de serviços. Os cidadãos podem solicitar gratuitamente antecedentes criminais, buscar orientações com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e acessar o suporte da Ouvidoria Geral do Estado (OGE).
O evento integra ainda a programação social da Praça de Justiça e Cidadania, proporcionando aconselhamento jurídico, informações previdenciárias, assistência social e educação financeira.
Continue acessando a mais informações como esta no NOTÍCIAS CONCURSOS.
No vídeo abaixo, veja mais informações sobre a nova CIN: