Dizem que para estudar é necessário um ambiente tranquilo e sem músicas e outras distrações. Talvez isso funcione para você. No entanto, para alguns, estudar em um ambiente silencioso pode não ser tão eficaz.
Este ‘ambiente quieto’ pode fazer você acabar lutando contra o tédio e dormindo em sua mesa de estudos! É por isso que é bacana saber escolher a música certa para estudar .
Embora alguns estudos digam que ouvir música enquanto você estuda não é bom, para muitas pessoas isso é vital. Além disso, há muitas outras pesquisas que indicam que fazer isso eleva o humor e motiva a estudar por mais tempo.
O verdadeiro desafio é selecionar a música certa para estudar. O tipo errado certamente pode te distrair!
A música clássica é pacífica e harmoniosa, tornando-se uma das melhores opções para ouvir durante os estudos.
Algumas pesquisas indicam que há evidências de que ouvir o compositor Mozart melhora o desempenho mental. Eles o chamam de “Efeito Mozart”.
Ouça música instrumental ambiente. Esse estilo é mais moderno do que clássico e tem um efeito semelhante. Trilhas sonoras dos filmes são exemplos disso, assim como Jazz.
Ouça sons da natureza, como chuva, ondas, selvas ou animais enquanto estuda. Embora não seja exatamente música, é relaxante e você vai se sentir mais concentrado.
Você está estudando, não em uma rave! Ouça sua música de estudo em um volume moderado. Quanto mais baixo, melhor. Músicas muito altas costumam distrair. Seu objetivo principal é estudar, portanto, mantenha sua música em segundo plano. Quando terminar, aumente o som, sem problemas.
Crie uma lista de reprodução com todas as suas músicas favoritas com antecedência para evitar ter que procurar por novos títulos a cada 5 minutos. Isso poupará seu tempo, permitirá que você planeje a duração da sua sessão de estudo e ajudará no seu nível de concentração enquanto estuda.
Não ouça música no rádio ou podcast durante os estudos. O diálogo dos apresentadores e dos anúncios irá distraí-lo. Nesse mesmo sentido, caso queira ouvir músicas sem serem instrumentais, procure aquelas que sejam de um idioma que você não conhece.
Faça playlists que duram de 40 a 50 minutos. Quando a lista de reprodução terminar, isso funcionará como um lembrete para fazer uma pequena pausa nos estudos.
Ouça música calma antes de ir para a cama ou antes de uma prova, por exemplo. Isso o fará se sentir relaxado e o colocará no estado de espírito da avaliação.
Embora seja importante escolher a melhor música para estudar enquanto estuda, você deve evitar perder horas selecionando uma playlist.
Afinal, o que importa não é escolher a melhor canção / melodia do mundo, mas que seu estudo seja produtivo
E então, curtiu as dicas?
Leia outro artigo interessante para ajudar em seus estudos: