“A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” é o tema de redação do ENEM 2015

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep/MEC divulgou através de sua conta oficial no Twitter, o tema de redação do ENEM 2015. Veja:

tema redação enem 2015tema de redação enem

Especialistas afirmar que o tema redação é pertinente e atual, e disseram que, ao contrário de algumas edições anteriores, neste ano só há um tipo de posicionamento em relação ao tema: contrário à violência. Para professora, se posicionar a favor da violência na prova é ‘indefensável’.

“Defender a violência de qualquer pessoa é se colocar na contramão dos direitos humanos, e do próprio edital do Enem. Qualquer proposta que venha a fazer tem que contemplar os direitos humanos. Qualquer violência física, verbal ou psicológica é indefensável”, afirmou a professora do Objetivo.

“Nos parece também uma reflexão bastante interessante e estimulante para o Brasil, para a nossa cultura e para as escolas brasileiras”, afirmou o ministro, Aloizio Mercadante.

No sábado (24), primeiro da de provas, o índice de abstenção do ENEM foi de 25,31% e 364 candidatos foram eliminados, segundo o MEC.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), registrou 8.478.006 inscritos, conforme informou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Na mesma seleção, ano passado, o número é inferior. Na oportunidade, foram 9,5 milhões de registros.

Como de costume, o Estado de São Paulo apresentou o maior número de inscrições, com 1.390.297 candidatos. Em seguida, aparecem Minas Gerais com 939.049 inscrições e Bahia com 626.941. Roraima apresentou o menor número de inscritos, apenas 24.872.

Comentários estão fechados.