O novo ministro Nunes Marques recebe as boas-vindas da 2ª Turma do STF

Nesta terça-feira (10/11),  no início da sessão da 2ª Turma, o presidente do órgão colegiado, ministro Gilmar Mendes, deu as boas-vindas ao ministro Nunes Marques, que tomou posse no cargo no último dia 05/11 e passa a integrar a Turma no lugar do ministro Celso de Mello, que se aposentou em outubro. 

Segundo o ministro Gilmar, Nunes Marques dará sequência a uma série de renomados juízes piauienses que tiveram assento na Suprema Corte, sucedendo a linhagem de magistrados do calibre de Souza Mendes, Souza Martins, Evandro Lins e Silva, Firmino Paz e Aldir Passarinho.

Boas-vindas

Depois se narrar brevemente a trajetória acadêmica e profissional do novo ministro, Gilmar Mendes ressaltou que a história de vida de Nunes Marques demonstra a sacralização da educação como chave da transformação social e desejou pleno sucesso ao novo integrante do colegiado.

Os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Edson Fachin também se associaram às homenagens. Lewandowski declarou que já admirava o novo ministro, pela gentileza no trato e pela cortesia no tratamento de pares e subalternos, assim como o elevado espírito público e saber jurídico. 

Por sua vez, a ministra Cármen Lúcia desejou felicidades a Nunes Marques, e ressaltou que a história e o empenho do colega certamente o farão honrar o cargo que agora ocupa, como honrou todos os outros que já exerceu. 

O ministro Edson Fachin também registrou as manifestações de boas-vindas, e declarou esperar que o ministro Nunes Marques possa realizar as aspirações de uma justiça real e efetiva, próxima da vida, no exercício da alta magistratura constitucional.

Como representante do Ministério Público Federal (MPF), o subprocurador Vagner Natal também se manifestou nas homenagens, e desejou ao ministro Nunes Marques uma profícua e longa atuação na Corte.

Agradecimento

“Vossas excelências vão ter oportunidade de perceber que eu falo muito pouco”, declarou o ministro Nunes Marques ao agradecer, em poucas palavras, as homenagens recebidas. Emocionado, o ministro expressou a felicidade de compor o STF e a 2ª Turma e mencionou que os ministros demonstraram carinho após sua indicação, o que, segundo ele, foi muito reconfortante no difícil processo que envolve a indicação, a aprovação pelo Senado, até a nomeação e posse no STF.

Fonte: STF

Veja mais informações e notícias sobre o mundo jurídico AQUI

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.