Dia dos Namorados: Por que o feriado acontece em junho e não em fevereiro, como no resto do mundo?

O Dia dos Namorados é muito aguardado por milhares de brasileiros todos os anos. As pessoas esperam ansiosamente pela data para se declararem aos seus parceiros, presenteando-os e reafirmando o seu amor. A data é comemorada no dia 12 de junho, mas você sabia que isso ocorre apenas no Brasil?

Isso mesmo, a maioria dos países costuma comemorar o Dia dos Namorados em fevereiro. Nos Estados Unidos e na Europa, a comemoração do chamado “Valentine’s Day” (ou Dia de São Valentim) ocorre no dia 14 de fevereiro. Então, por que a data de celebração do romance acontece apenas em junho no Brasil?

A resposta para isso é puramente comercial. Em resumo, o Dia dos Namorados é celebrado no Brasil em junho graças ao publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr.

Na década de 40, o publicitário desenvolveu uma campanha para manter o comércio brasileiro ativo. Dono da agência Standart Propaganda, João Doria foi contratado pela loja Exposição Clipper para melhorar o volume de vendas em junho, que costumavam ser muito fracas no país.

Em outras palavras, a ideia do Dia dos Namorados surgiu para aquecer o mercado entre o Dia das Mães, comemorado em maio, e o Dia dos Pais, que ocorre em agosto. Cabe salientar que o dia 12 também foi escolhido devido às comemorações em homenagem a Santo Antônio, que ocorrem no dia 13 de junho.

Em suma, o Santo costumava pregar a importância do amor e do casamento em seus discursos religiosos. Por isso que ele ficou conhecido como santo casamenteiro.

Dia de São Valentim

Embora a celebração do Dia dos Namorados em junho tenha surgido há poucas décadas, a origem do Valentine’s Day (Dia de São Valentim) é muito anterior a isso. Em síntese, as comemorações tiveram início no século 5, em homenagem a um padre de Roma, chamado São Valentim, que havia sido condenado à pena de morte no século 3.

De acordo com essa história, que é a mais famosa, o imperador de Roma, Claudio 2, baniu os casamentos no século 3. Isso aconteceu porque o imperador acreditava que homens solteiros poderiam ter um rendimento melhor no exército, em comparação aos casados. O principal motivo para esse pensamento era a ausência de responsabilidade familiar.

Como o padre Valetim acreditava que o casamento era parte do plano de Deus, ele defendeu a união das pessoas, pois afirmava que os casamentos davam sentido ao mundo. Aliás, o padre passou a organizar cerimônias em segredo, quebrando a lei e agindo contra a decisão do imperador.

O resultado dessa afronta foi o pior para o padre. Quando o imperador descobriu, ordenou a prisão de Valentim e o condenou à morte. Contudo, antes da sua execução, o padre se apaixonou pela filha de um carcereiro. Inclusive, no dia do cumprimento da sua sentença, o padre enviou uma carta de amor à filha do carcereiro, assinando “do seu Valentim”.

Essa carta deu origem à prática de enviar cartões para as pessoas que se amam, no dia 14 de fevereiro. Contudo, as comemorações na data tiveram um início efetivo apenas dois séculos depois, graças ao papa Gelásio, que instituiu o Dia de São Valentim. A data, então, passou a ser classificada como um símbolo dos namorados.

Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho no Brasil
Comemoração do Dia dos Namorados acontece no dia 12 de junho no Brasil. (Imagem: Pixabay).

Vendas no Dia dos Namorados devem superar R$ 6 bilhões

Estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicam que o volume de vendas para o Dia dos Namorados deverá atingir a marca de R$ 2,54 bilhões em 2023. Esse resultado representa uma queda de 2,2% na comparação com a movimentação financeira real observada no ano passado.

Segundo o economista da CNC responsável pela pesquisa, Fabio Bentes, o faturamento para o Dia dos Namorados deverá recuar neste ano devido a uma combinação de fatores.

A elevada proporção de comprometimento e inadimplência das famílias brasileiras evidencia a situação de juros altos e inflação resistente que prejudica o poder de compra“, disse Bentes.

Isso sem contar na alta dos preços de bens e serviços mais buscados na data. Em suma, a cesta de produtos avaliada pela CNC incluiu roupas, acessórios, eletroeletrônicos, maquiagens, joias, perfumes e outros itens, bem como serviços como alimentação fora do domicílio e hospedagem.

Os bens e serviços que tiveram as maiores altas nos preços foram:

  • Produto para pele: 18,2%;
  • Artigos de maquiagem: 17,5%;
  • Sapato masculino: 17,5%;
  • Perfume: 16,4%;
  • Hospedagem: 14,4%;
  • Sapato feminino: 14,4%;
  • Chocolates: 12,2%;
  • Roupa masculina: 12,0%;
  • Livro: 11,9%;
  • Tênis: 10,3%
  • Pacote turístico: 9,7%.

Isso quer dizer que as pessoas que pensam em presentear alguém no Dia dos Namorados terão que pechinchar e buscar descontos para economizarem neste ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.