Reflexos da Pandemia do Covid-19 no Ensino Remoto

As dificuldades de adaptação do ensino remoto se encontram presentes no ensino particular e público.

Todavia, não se pode negar que, para quem tem fácil acesso à internet e um espaço na casa para os estudos, passar pela pandemia será menos sofrível.

Com efeito, o acesso à educação é um direito constitucional e alunos em situação de vulnerabilidade social, fatalmente podem acabar em desvantagem no atual cenário, principalmente para os estudantes de ensino médio que visam o ENEM.

No presente artigo, discorreremos sobre os impactos advindos da pandemia do Coronavírus no ensino remoto.

 

Minimização de Impactos Negativos do Isolamento Social

Inicialmente, para minimizar impactos negativos no aprendizado, escolas particulares e os governos locais implementaram aulas por meio da TV, aplicativos de celular ou canal do Youtube.

Assim, trata-se de uma maneira de levar os conteúdos aos estudantes nesse momento.

No entanto, a transferência do ambiente físico das salas de aula para o doméstico é uma grande imersão em um universo de distrações e dificuldades.

Com efeito, mencionamos abaixo alguns dos principais problemas:

  1. Quando tem mais de um aluno no ambiente doméstico do que equipamentos para assistir aulas online;
  2. Os pais dos alunos, na sua maioria também estão fazendo trabalho remoto e precisam utilizar os aparelhos que acessam a internet. Isso demanda um planejamento e escala de uso dos mesmos;
  3. Na internet, também tem muitas distrações como: aplicativos de redes sociais ou jogos, o que torna improdutiva a retomada do foco nos estudos;
  4. Quando existe alguma dúvida a respeito do conteúdo, por vezes ela é sanada através de envio de áudios. Dessa maneira, os questionamentos não são respondidos na mesma velocidade das aulas, principalmente quando a aula já se apresenta no formato gravado e não há interação aluno e professor em tempo real;

Como Lidar com as Dificuldades de Conciliação entre Aulas Online e Trabalho Remoto

Precipuamente, recomenda-se a criação de um cronograma que se adéque a família e sua rotina.

Além disso, o aluno não deve abrir outros aplicativos no no horário em que estiver estudando.

Adicionalmente, deve-se informar amigos, primos e familiares para que o momento de estudo seja respeitado.

Ademais,necessário se dedicar e buscar fazer o melhor com o que se tem.

Isto é, respirar para controlar a ansiedade com o futuro ou até mesmo com o dia seguinte e esperar passar, pois, nada dura para sempre.

Por fim, as dificuldades dos professores em relação à adaptação e exigência mental, física e emocional para o exercício do ofício de fato é de suma importância.

Por esse motivo, esse problema merecerá texto próprio posteriormente, conforme passaremos a expor.

 

Cuidados ao Contratar Cursos Online Para Adquirir Novo Aprendizado no Cenário Atual

Por um lado, as pessoas que tem compromisso com uma rotina de estudos a distância já contratada devem apenas dar continuidade.

Contudo, muitas pessoas estão querendo aproveitar o tempo “livre” que veio com o isolamento social e adquirir novos aprendizados em diversas áreas.

Dessa forma, é comum encontrar diversos cursos livres, outros não tão conhecidos e até os mais demandados do mercado com valores e descontos atrativos.

Assegure-se que você está em site legítimo

Inicialmente, o cuidado básico que deve ter é se assegurar que ao navegar no ambiente virtual você esteja em site legítimo.

Isto porque a finalização da compra ocorre com a inserção de dados pessoais de cartão de crédito, débito ou com confecção de um boleto à vista.

Destarte, referido cuidado é para não pagar um boleto falso que não irá ser creditado no local da compra do curso.

Outrossim, ter na tela do computador, ou celular um site muito parecido com o real e inserir seus dados de cartão de crédito para uso de terceiros com intenção duvidosa.

Assim, existem mecanismos na compra online de empresas já ligadas às aquisições seguras.

Todavia, antes do pedido ser finalizado, você pode se certificar se aquela oferta é real junto a alguns locais via atendimento de chat online.

Avalie o reclame aqui da empresa

Adicionalmente, outra situação que pode trazer um pouco mais de segurança é buscar saber se existe o cadastro da instituição no serviço denominado Reclame Aqui.

Dessa forma, pode-se saber a relação de dada empresa com seus clientes e o nível de satisfação e elogios.

Todavia, ressalta-se que tal ato deve ser executado antes da compra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.