Banco Bradesco deverá indenizar uma aposentada em R$ 6 mil

A cliente teve seu benefício descontado indevidamente pela instituição financeira

A 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reformou o entendimento proferido na decisão de primeiro grau, que não determinou indenização por danos morais.

Diante da reforma da decisão no TJMG, o Banco Bradesco deverá indenizar uma de suas clientes, aposentada, em R$ 6 mil, por danos morais. 

Entenda o caso

A cliente do Banho Bradesco, que é aposentada, declarou que durante alguns meses, ao receber seu benefício previdenciário, os valores referentes a um empréstimo não autorizado foram descontados de seu benefício, o que caracteriza cobrança indevida.

Por sua vez, a instituição financeira se defendeu, alegando que um cartão de crédito consignado foi solicitado pela aposentada.

Diante disso, na primeira instância, o juízo singular reconheceu que os descontos foram realizados indevidamente e determinou a restituição dos valores.

No entanto, a aposentada recorreu da decisão de primeiro grau e requereu o pagamento de indenização por danos morais em razão dos descontos realizados indevidamente de seus benefícios.

Dignidade lesada

O desembargador Saldanha da Fonseca, relator do recurso de apelação da aposentada, declarou que os valores foram descontados do seu benefício de forma indevida e causaram redução na renda da aposentada.

Diante disso, o desembargador-relator declarou: “Em virtude do ocorrido, a parte autora, ora apelante, não foi vítima de mero aborrecimento, e, sim, lesionada em sua dignidade, já que teve retirada de seu benefício previdenciário, sem lastro, quantia necessária para a quitação de despesas da normalidade”.

Também participaram da sessão de julgamento, os desembargadores Domingos Coelho e Habib Felippe Jabour, que acompanharam o voto do relator.

Fonte: TJMG

Veja mais informações e notícias sobre o mundo jurídico AQUI

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.