Benefício previdenciário: funcionalidades do PJe pouparão tempo do cidadão

Uma nova funcionalidade do Processo Judicial Eletrônico (PJe) pode poupar tempo a quem recorre à Justiça após ter o pedido benefício previdenciário por incapacitação negado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A plataforma de tramitação eletrônica de processos judiciais desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) agora está preparada para que os laudos médicos que municiam o juiz com informações para decidir sobre pedidos de auxílio doença, auxílio acidente e aposentadoria por invalidez sejam preenchidos diretamente na página do PJe pelo perito judicial.

O protocolo elimina o tempo e os procedimentos necessários para migrar o documento para o banco de dados do PJe.

INSSJUD

A novidade, passível de ser aplicada nas varas federais e estaduais que adotam o PJe, consubstancia a padronização dos dados que o perito informará ao Juízo sobre a capacidade laborativa do autor da ação judicial.

No documento, o perito judicial responderá a uma lista de perguntas que foi elaborada por um grupo de trabalho do CNJ formado por magistrados e demais integrantes do sistema de justiça – AGU/PGF, OAB, MPF e DPU – para melhorar o tratamento judicial dos pedidos de benefício previdenciário por incapacidade, que representam o assunto mais demandado do conjunto das ações previdenciárias, estas correspondendo a 10% de todos os processos do Judiciário brasileiro.

Além da inclusão do Laudo Pericial Eletrônico no Painel do Perito do PJe, foi lançada a integração das plataformas do INSS ao PJe.

A iniciativa recebeu o nome de INSSJUD e foi anunciada na última terça-feira (8/9), como resultado do Programa Resolve Previdenciário e de um trabalho conjunto desenvolvido pelo CNJ, INSS e Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (DataPrev).

O INSSJUD permitirá às varas que utilizam o PJe a automação do cumprimento das decisões judiciais dirigidas ao INSS e relativas aos benefícios previdenciários e assistenciais, significando considerável redução de tempo na implementação das ordens vindas do Judiciário.

Laudo Pericial

De acordo com a juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Livia Peres:

“o Laudo Pericial Eletrônico no PJe representa o intento de se padronizar, ainda que a partir de quesitos mínimos, a quesitação nas perícias médicas dos benefícios previdenciários por incapacidade. No grupo de trabalho, de composição plural, tentamos ampliar as indagações que um juiz faria a um perito em ações relativas a tais benefícios, sem inibir o estabelecimento quesitos que venham atender às especificidades do caso concreto em processamento”.

Em causas dessa natureza, o perito judicial precisa examinar a repercussão de doenças e lesões na capacidade laborativa dos segurados.

Automatização

Na última terça-feira (8/9), no lançamento do Laudo Pericial Eletrônico no PJe e do INSSJUD, o presidente da DataPrev, Gustavo Canuto, anunciou que até o fim do ano o pagamento dos auxílios-doença e das aposentadorias por invalidez passará a ser efetuado automaticamente, assim que a ordem judicial for emitida.

A judicialização é o caminho seguido por muitos trabalhadores que não conseguem o benefício na esfera administrativa.

De acordo com levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU), a resposta do INSS a 45% de todos os pedidos de benefícios (inclusive os assistenciais) é o indeferimento.

Agência CNJ de Notícias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.