Adoções: futuros pais se preparam virtualmente nas comarcas da Serra e Meio-Oeste

Para 120 catarinenses da Serra e Meio-Oeste a possibilidade A adoção de uma criança ou adolescente é uma realidade na vida de 120 catarinenses da região de Serra e Meio-Oeste do estado de Santa Catarina (SC). 

Ensino a distância

Assim, os futuros pais integram a oitava turma do curso de preparação para adoção deste ano organizado pela Corregedoria-Geral da Justiça em conjunto com a Academia Judicial. 

Entretanto, em razão da pandemia do novo coronavírus, as atividades são realizadas na modalidade de Ensino a Distância (EAD) e de forma regionalizada.

O curso para adoção teve início no final de outubro e se estenderá até o dia 8 de novembro. A carga horária é de 35 horas. 

Cada interessado define o melhor horário para participar e saber mais sobre preparação psicológica, motivação e informações jurídicas, além de receber orientação e estímulo à adoção inter-racial, de crianças maiores ou de adolescentes portadores de necessidades especiais e grupos de irmãos.

Moderadoras

As assistentes sociais forenses possuem a função de moderadoras nas regiões. Elas são responsáveis em auxiliar nas dúvidas dos participantes com atendimento individual e promoverem a interação e diálogo nos fóruns. 

A assistente social Sandra Regina Ribeiro Cruz, da comarca de Lebon Régis, é moderadora no Meio-Oeste. Ela ressaltou que o esforço da rede formada pelas assistentes sociais dos 11 municípios da região tem sido fundamental nesse momento.

Sandra declarou que os pretendentes deste grupo são bastante participativos e assimilam bem o conteúdo transmitido. 

Questões jurídicas

O juiz-corregedor Rodrigo Tavares Martins realizou uma apresentação dos assuntos durante palestra de abertura. “Ele falou sobre as questões jurídicas e sua visão de pai. Uma demonstração importante das duas experiências”. 

Além do magistrado, assistentes sociais, psicóloga, pediatra e responsável por casa de acolhimento tratam dos temas programados.

No Extremo Oeste, os cursos tiveram início no mesmo de setembro. A agenda segue até o fim do próximo mês com pretendentes à adoção do Norte e Planalto Norte. 

Na avaliação da Comissão Estadual Judiciária de Adoção o curso atende às expectativas quanto ao número de participantes, com mais de mil inscritos, e em relação ao nível de participação nos fóruns de discussão.

Fonte: TJSC

Veja mais informações e notícias sobre o mundo jurídico AQUI

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.