O Marketing digital vai muito além do marketing, desde que a empresa utilize os dados oriundos das ferramentas da área para amparar a sua gestão de forma holística.
São muitos benefícios possíveis através do marketing digital . Sendo os benefícios obtidos de forma direta ou indireta. Ou seja, tanto por conta dos retornos diretos das ações da empresa, como por conta dos retornos negativos.
Claro que as ações devem ser planejadas para que os retornos sejam positivos. Todavia, se a gestão for receptiva a esses dados de forma analítica, se tornam informações importantes para que a empresa possa ajustar as suas estratégias.
Sendo assim, o marketing digital vai além do marketing, sendo também uma fonte de informações sobre como anda o mercado, bem como sobre o quanto o cliente está receptivo às suas entregas.
Por isso, é importante que a empresa não despreze os dados que retornam como objetivos não alcançados. Uma vez que são apontamentos de melhorias para a empresa inteira.
Sendo assim, essas melhorias não param no marketing, elas são estendidas as demais áreas da empresas, como o setor de vendas, atendimento e relacionamento, por exemplo.
Por isso, dentro dos processos das empresas é fundamental que todos entendam com clareza a objetividade de cada área, pois tudo o que chega ao cliente é resultado do trabalho de todos, e nunca de apenas uma área.