Finanças

Mudanças no cartão de crédito: transações evitam fraudes e golpes que aumentaram durante a pandemia

O aumento das compras online devido à pandemia acabou por aumentar o número de fraudes na Internet, ainda mais relacionadas com compras a prazo. Por isso, a implementação de mudanças no cartão de crédito faz-se extremamente necessária. Confira mais detalhes acerca do assunto na matéria desta terça-feira (26) do Notícias Concursos.

Aumento de golpes durante a pandemia leva a mudanças no cartão de crédito

Dados da Federação Nacional de Proprietários de Loja e Serviços de Proteção ao Crédito mostram que seis em cada dez usuários da Internet sofreram algum tipo de fraude financeira nos últimos 12 meses. A clonagem de cartões é responsável por 24% dos crimes cibernéticos. As mudanças no cartão de crédito são algumas das medidas cabíveis para não cair nessa armadilha.

Uma dica valiosa é verificar se o site no qual você está comprando é confiável. Outra, é começar a usar cartões de crédito temporários, incluindo os cartões usados ??com frequência, que desaparecem após o uso, mas permitem o pagamento de contas mensais.

Mudanças no cartão de crédito: transações evitam fraudes e golpes que aumentaram durante a pandemia – Canva Pro

Os cartões emitidos por bancos já possuem cartões virtuais e funções de pagamento semelhantes. Assim, evita-se a clonagem das informações do cliente. Isso porque o cartão virtual utiliza diferentes números, códigos de validade e verificação (CVV), garantindo maior segurança nas transações online.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo banco de serviços financeiros Digio, algumas informações relevantes podem ser levadas em considerações:

  • 81% dos entrevistados usaram cartões virtuais nas transações;
  • 52% entendem a dinâmica da segurança e a utilidade das opções;
  • 36% ainda preferem as opções físicas.

Um exemplo das mudanças no cartão de crédito, é que o Itaú Unibanco passou a disponibilizar como novidade, os cartões virtuais regulares. Isso acontece por meio de aplicativos para pagamento de serviços de streaming, assinaturas, aplicativos de transferência e cadastro em carteiras digitais. Segundo as instituições financeiras, além da comodidade, a segurança é o atributo que mais motiva o uso do cartão virtual e evita que o cliente seja vítima de fraude.