As mudanças no comportamento de compra do consumidor foram muitas nos últimos anos, haja vista o aumento da demanda atual do mercado por serviços delivery, por exemplo. Já que esse tipo de serviço recebia muita desconfiança das pessoas há pouco tempo.
Sendo assim, o comportamento do consumidor é um reflexo do mercado, ao mesmo tempo em que o mercado se adapta ao comportamento do consumidor criando um ciclo de inovação e adaptabilidade, que pois muitas vezes, é intangível.
No entanto, para um empreendedor que observa essas mudanças constantes é possível gerar soluções inovadoras no mercado, sendo assim, em pouco tempo pode alcançar uma liderança de nicho. Isso porque o mercado atual precisa e busca por soluções cada vez mais dinâmicas. inovadoras e que traga uma ideia resolutiva, de confiabilidade para o cliente.
Da mesma maneira que o consumidor também possui um comportamento menos passivo, mais exigente e precisa ser atendido em sua necessidade de forma assertiva.
Por isso, essa dinâmica ágil que pode ser vista como a ameaça para muitas empresas que estão no mercado, também pode ser vista como uma oportunidade para novos entrantes, ou até mesmo por empresas que desejam se reinventar.
Haja vista que mediante a necessidade as mudanças do mercado podem surgir novas maneiras de prestar um serviço, realizar um ajuste ou vender um produto, enfim, a inovação diz respeito não somente ao produto ou serviço em si, mas também sobre a forma como as coisas são feitas.
Por isso, um empreendedor que tem senso de observação também pode ser uma pessoa que cria uma dinâmica disruptiva no mercado atual.