Neste texto, você verá alguns motivos para você se desconectar mais e começar a dar mais atenção ao que acontece no plano de “carne e osso”.
A seguir, descrevemos algumas ideias que, quem sabe, podem inspirar você na hora de se desligar das tecnologias e se ligar no mundo à sua volta. Vamos lá?
Os motivos para você se desconectar mais partem de um pressuposto bem importante: aumentar o bem-estar e a qualidade de vida.
Pois pode ser que você ainda não tenha se dado conta, mas a verdade é que, muitas vezes, temos prejuízos em nossa saúde em decorrência do excesso de consumo de tecnologia.
Por isso, pensar em formas de se conectar com o mundo à nossa volta é um caminho muito interessante e saudável. Entenda:
Muitas pessoas podem experimentar dificuldades para dormir, ou um sono muito leve, devido ao consumo de telas.
Esse consumo, quando acontece à noite, pode bagunçar o nosso “relógio biológico”, fazendo com que o nosso corpo entenda que é hora de se manter acordado.
Consequentemente, podemos ter noites mais ruins, dificuldade de foco e concentração, e até mesmo problemas de memória.
Quando tomamos a decisão de se desconectar, podemos começar a viver mais experiências ao ar livre.
É o caso de você dar mais atenção, simplesmente, ao lado externo da sua casa, por exemplo.
Pois pare e pense: quando foi a última vez que você passou um tempo no sol? Aproveitou um gramado para se sentar e pôde jogar conversa fora?
Estudos apontam que o consumo excessivo de tecnologia pode desencadear maiores índices de ansiedade e estresse no dia a dia.
Isso quer dizer que um dos motivos para você se desconectar mais é, justamente, uma melhora nesse sentido.
Pode ser que você se sinta mais leve, relaxado e tranquilo ao deixar de lado a tecnologia.
Que tal experimentar essa possibilidade?
Muitas vezes, o acesso à internet faz com que fiquemos pensando em mil coisas ao mesmo tempo, enquanto também desejamos locais e objetos que vemos em lojas online, fotos, vídeos, publicidades, etc.
Em contrapartida, a desconexão pode nos oferecer um foco maior no que acontece no aqui e agora. Sem notícias externas, sem comentários negativos, sem fotos do que as outras pessoas estão fazendo… Apenas você, quem está ao seu lado e o seu presente.
A internet, quando usada de forma negativa, também pode ocasionar efeitos em nosso foco. E isso vale para os videogames também.
São tantos estímulos intensos e rápidos recebidos pelo nosso cérebro, que fica difícil manter-se concentrado.
Esse excesso pode prejudicar a concentração em outras áreas de nossas vidas, como nos momentos de estudo e trabalho, por exemplo.
Por isso, este é mais um dos motivos para você se desconectar mais: você pode melhorar o seu foco.
Experimente!