Os fatores que correspondem a motivação das pessoas são variados, intangíveis e discutíveis. Por isso, a motivação interna é o desafio para a gestão de recursos humanos.
Sendo assim, muitas empresas acabam por não viabilizar ações que corroborem essa questão. No entanto, é importante que a gestão de recursos humanos análise essas demandas intrínsecas as equipes. Uma vez que esses fatores intangíveis impactam diretamente nas entregas que são feitas ao cliente final.
Além disso, é inerente aos processos que quando feitos de forma orgânica, acabam por minimizar falhas, bem como otimizar o tempo. Além disso, uma empresa que se preocupa com a motivação das pessoas acaba por reter talentos, o que ampara seu crescimento de forma direcionada. Ao passo que diminui custos com novas contratações.
Sendo assim, a motivação das pessoas é um fator importante para a gestão da empresa. No entanto, algumas empresas optam para não discutir esse assunto por um desalinhamento interno de perfil. Isso ocorre quando a gestão de uma equipe tem um perfil diferente dos contratados como funcionários dessa equipe. Assim, há um conflito implícito ao negócio.
Porém, a motivação das pessoas precisa ser resultado de um conjunto de ações. Ao passo que essas diferenças sejam trabalhadas para que haja uma troca assertiva de experiências e não um conflito de interesses.
Por isso, uma empresa que atua potencializando as ações que geram motivação amparam a própria cultura. Ao passo que torna o objetivo da empresa holístico, quebrando barreiras de comunicação.
Portanto, a motivação está ligada à vários fatores, como benefícios, alinhamento de perfil, plano de carreira e principalmente, a cultura intrínseca na rotina da empresa. Sendo assim, cabe analisar e viabilizar ações estratégicas para que o ambiente seja colaborativo e acabe com fatores contraproducentes.